quinta-feira, 10 de março de 2011

Câmeras criadas com peças de Lego

março 10, 2011 | por Cid Costa Neto

Pinhole criada com peças de Lego.
Os entusiastas do famoso jogo de montar Lego são capazes de criar quase tudo com suas peças. E porque não, câmeras fotográficas?

O usuário do Flickr, Chase Lewis criou no ano passado, para o curso de fotografia em filme no colégio, uma câmera pinhole utilizando apenas peças simples de Lego. O estudante, que já tinha como hobby a fotografia e o jogo de montar, descobriu na internet através do blog "Found Photography", um modelo de câmera criada com as peças. Lewis no entanto, adaptou em sua versão apenas o disparador da original.

O modelo encontrato por Lewis no referido blog foi desenvolvido por Adrian Hanft, um entusiasta por câmeras artesanais. Seu modelo, criado ainda em 2006, é altamente funcional, possuindo um disparador manual e um sistema de carretel e roldana que suporta filme 35mm, permitindo puxar o filme para o disparo seguinte, bem como rebobiná-lo, assim como em uma câmera convencional.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv64eHVC6De1D40mmZdboxVD5qQactewJyJsdwjUAdjqmkKAZzx-Njy2GPfMJ1u_YVfAczZhGzIyDVvax6Hq00LjVZ5KI1g-qwf_oPSwErml7-ga-wJYZsNGecS2WJy_3J8rcjURuFauo/s1600/Adrian+Hanft+Lego+Camera+-+Front.gif
Funcionamento do disparador visto pela frente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAEPrxgNDL5qnE26VoUdW7uBOkOxW1gaQvFYQF10XElCSkNMY5Or-aaFNsgpyUlwL-tpkOw4AdhC2-QBx6YP0F7iDejFDJmYoEfL3fCL5uQUnOTQwSNTnumfw1qm2133LXWtYYOf8AqKQ/s288/Adrian%20Hanft%20Lego%20Camera%20-%20Inside.gif
Funcionamento do disparador visto por dentro.

Sistema de manivelas, carretel e roldanas permitem o controle do filme dentro da câmera.













No final do ano passado Michael Zhang, publicou no blog "PetaPixel" uma versão automatizada da câmera de filme 35mm feita com Lego, criada por Basil Shikin. A câmera utiliza um dispositivo eletrônico conhecido como Lego Mindstorms e é utilizado para programar e executar  determinadas ações para algumas peças da Lego. Nesse caso especifico, ele dispara o obturador e passa o filme, automaticamente.



Veja algumas imagens feitas com a câmera criada por Adrian
 
Fontes: PetaPixel e Found Photography