domingo, 17 de abril de 2011

A cidade dos fotógrafos

abril 17, 2011 | por Cid Costa Neto

Estreiou na ultima semana, no Cine Santander Cultural, em Porto Alegre, o documentário chileno "La ciudad de los fotógrafos". Lançado originalmente em 2006, a obra do cineasta Sebastián Moreno já foi exibida e premiada em vários festivais e mostras pelo mundo, mas só agora teve a sua estréia oficial no Brasil. A exibição é exclusiva e faz parte das programações do FestFotoPoA.

O documentário retrata a história de um grupo de chilenos que fotografou os protestos e a sociedade chilena em suas mais variadas facetas, durante o  conturbado período de opressão da ditadura do General Augusto Pinochet.  
"Na rua, ao ritmo dos protestos, estes fotógrafos se formaram e criaram uma linguagem política. Para eles, fotografar foi uma prática de liberdade, uma tentativa de sobrevivência, uma alternativa para poder seguir vivendo."

Assista ao trailer:


O filme fica em cartaz até o dia 22 de abril, nas sessões das 15h, 17h e 19h no Cine Santander, Rua Sete de Setembro, 1028 Subsolo, em Porto Alegre. Os ingressos custam R$6,00. Pessoas acima de 60 anos e estudantes pagam meia entrada.

Para mais informações e fotos, acesse o site oficial do filme.

Fontes: Blog do FestFotoPoA e Mesa de Luz