segunda-feira, 13 de junho de 2011

Máquina do tempo: Olympus Trip 35

Produzida entre 1967 e 1984, a Olympus Trip 35 foi a câmera compacta mais popular da década de 1970. O nome "Trip" (viagem em inglês) é uma referência ao mercado para o qual foi dirigida: pessoas comuns que queriam uma câmera compacta e de fácil manuseio para as férias.

A câmera utiliza filme 35mm e apesar de pequena, é equipada com lentes Zuiko (f2.8, 40mm) de boa qualidade, permitindo uma grande liberdade criativa. A regulagem do foco pode ser feita em quatro posições fixas, estimando-se a distância entre o objeto e a câmera: 1m, 1,5m, 3m e infinito. Há um anel de seleção de abertura, mas que só é utilizado no modo flash, no qual o obturador funciona em 1/40. Do contrário, ele é fixo em 1/250.
Foto: Trip35.co.uk
Ícone cult

Esse modelo de câmera tornou-se tão popular que, mesmo 25 anos após ter saído de linha, muitos entusiastas da fotografia ainda a utilizam, transformando-a em um ícone “cult” da fotografia. Existe inclusive um grupo no Flickr exclusivamente dedicado a fotos feitas com a câmera.

Esse status proporcionou o surgimento de um novo mercado de câmeras recondicionadas, para atender essa demanda específica. Recentemente entrei em contato com o britânico Mark Smith, criador do site Trip35.co.uk, que é especializado em vender, reparar e recondicionar esse modelo há cerca de 2 anos:

“Comecei a reparar e remodelar as câmeras há cerca de dois anos, depois que eu comprei uma e descobri que ela não funcionava. Olhei na internet e encontrei alguns guias básicas sobre como consertá-las e descobri tudo que eu precisava saber. Elas são câmeras simples de trabalhar e muito gratificantes de reparar.” – revela Mark
Modelos recondicionados / Trip35.co.uk

Em 2010, seguindo o mesmo princípio, a empresa londrina Silverstone recolocou no mercado algumas câmeras recondicionadas. As áreas cromadas foram recuperadas e a capa de plástico recoberta com uma imitação de couro em diferentes estilos.

Fontes:
  1. Olympus Trip 35. Wikipedia.
  2. Câmera e linguagem: Olympus Trip 35. Câmara Obscura.
  3. 70s icon the Olympus Trip camera back on the marke. Shiny Shiny. 
  4. Olympus Trip. Silver Print Store

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. Na onda da Lomografia e de algumas pessoas usando filme, por que a Olympus não faz uma reedição destas câmeras, faz alguns milhares e põe à venda? Acho que venderia.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil