quarta-feira, 13 de julho de 2011

As 10 fotografias mais famosas da história do rock

julho 13, 2011 | por Cid Costa Neto

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizava o "Live Aid", um show simultâneo em Londres e na Filadélfia, com o objetivo principal de abrir os olhos do mundo para a fome na Etiópia e a miséria no continente africano. O evento contou com a presença de diversos artistas internacionais. 20 anos depois, em 2005, Geldof organizou uma nova edição do evento: o "Live 8". Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Em homenagem a esse dia, (como grande fã de rock que sou) fiz uma seleção com as principais fotografias da história do rock mundial. Essa não foi uma tarefa nada fácil, portanto tentei levar em consideração, além das questões estéticas, o impacto cultural que cada uma dessas fotos causou na história do rock.

1. A foto da capa do álbum "Abbey Road", da banda britânica The Beatles, é sem dúvida alguma a mais icônica fotografia da história do Rock. Essa imagem virou referência na cultura mundial e foi homenageada, reinventada, copiada e parodiada em incontáveis oportunidades. O registro foi feito pelo fotógrafo Iain MacMillan, amigo de John e Yoko. Ele tirou um total de seis fotos do grupo atravessando a rua, enquanto um policial parava o transito.

2. Em 2007, a capa do álbum "Nevermind" (1991), da banda Nirvana, foi eleita pelo site americano Gigwise a melhor da história da música. A foto foi tirada por Kirk Weddle em uma escola de natação na cidade de Pasadena, Califórnia. Foram fotografados vários bebês, mas Spencer Elden, foi o escolhido. A imagem virou referência na década de 1990 e também já foi parodiada em várias oportunidades.

3. A foto do vocalista da banda The Doors, Jim Morrison de braços abertos, virou capa da coletânea “The Best of the Doors” e tornou-se um ícone no rock na década de 1970, após a morte do músico, em 71. A foto foi feita pelo fotógrafo americano Joel Brodsky. Com mais de 400 fotos que viraram capas de álbuns, Brodsky faleceu em 2007, aos 67 anos. No filme “The Doors”, de 1991, dirigido por Oliver Stone, é possível ver a cena do ensaio fotográfico.

4. A capa da edição de Janeiro de 1981 da revista norte-americana Rolling Stone, mostrava John Lennon nu abraçando Yoko Ono. A foto foi feita por Annie Leibovitz no dia anterior a morte de Lennon. A imagem virou um marco e liderou o rank de capas de revistas eleito por editores, artistas e designers americanos, durante 40 anos consecutivos. Em 2009, o músico Sean Lennon - filho mais novo de John e Yoko - e a namorada, a modelo Kemp Muhl, foram fotografados por Terry Richardson para a revista francesa Purple, em uma homenagem a foto de 1981. Veja a foto.

5. A imagem do baixista Paul Simonon, da banda britânica The Clash, prestes a destruir seu instrumento no palco do The Paladium, em Nova York, virou capa do álbum “London Calling”, três meses depois do show, em 1979. A foto foi feita pela fotógrafa Pennie Smith (famosa por vários trabalhos com bandas) e recebeu em 2002, o prêmio de “melhor foto de Rock' n' Roll de todos os tempos” pela revista britânica Q Magazine. Em 2007, foi eleita pelo site americano Gigwise, a quarta melhor capa da história da música e em 2009 a imagem virou selo postal no Reino Unido.

6. Capa do álbum “The Division Bell” (1994) da banda de rock progressivo Pink Floyd, em 2007 esteve listada em 33º lugar na eleição do site americano Gigwise. Em 2009, assim como a capa de “London Calling”, a imagem também virou selo postal no Reino Unido. A foto foi feita pelo designer gráfico Storm Thorgerson. A construção que aparece ao fundo é a catedral de Ely, em Cambridgeshire, Inglaterra.

7. A foto da capa do álbum “Born In The USA” de Bruce Springsteen, lançado em 4 de julho (aniversário da Independência dos Estados Unidos) de 1984, foi tirada por Annie Leibovitz e aliada a música de mesmo nome, logo virou um ícone americano. Em 2002 a revista Rolling Stone publicou uma edição com uma paródia na capa, onde o personagem dos desenhos animados, Hommer Simpson, aparecia no lugar de Bruce.

8. A capa do álbum “The Freewheelin” de Bob Dylan, de 1963, tornou-se clássica. A foto foi tirada pelo fotógrafo da gravadora CBS, Don Hunstein. Dylan e sua namorada Suze Rotolo, posaram a poucos metros de seu apartamento em Nova York. Em 2001, no filme “Vanilla Sky”, a cena foi reproduzida pelos atores Tom Cruise e Penélope Cruz andando pela rua, em uma homenagem do cineasta Cameron Crowe a Dylan.

9. A capa do álbum "Atom Heart Mother" (1970), virou destaque por sua foto simples e inusitada: uma vaca pastando em uma área rural próxima a Londres. A imagem foi feita pelo designer gráfico inglês, Storm Thorgerson, que teria se inspirado na obra "Cow Wallpaper", do artista Andy Warhol. A gravadora pagou cerca de mil libras ao proprietário do animal. Em 2007 esteve na vigésima posição na lista das melhores capas, pelo site Gigwise.

10. A capa de "Is This It" (2001), primeiro álbum de estúdio da banda The Strokes, ficou famosa pela sua sensualidade. A foto foi realizada pelo designer de capas Colin Lane, que fotografou sua namorada na época. A foto surgiu de forma espontânea, enquanto a namorada de Colin saia nua do banho e ele a pediu que vestisse as luvas de couro. Em 2007 foi eleita pelo site americano Gigwise como a quinta melhor capa da história da música.

Fontes:
  1. Live Aid e o dia mundial do rock. Whiplash.net
  2. Nirvana lidera lista das melhores capas de discos. Portal Terra (1 de outubro de 2007)
  3. Lennon leads list of top magazine covers. TODAY.com (17 de outubro de 2005)
  4. HEYDARPOUR, Roja. Joel Brodsky, 67, Photographer Who Specialized in Album Covers, Dies. The New York Times. (31 de março de 2007)
  5. London Calling in the news. SNAP Galleries.
  6. Capas de clássicos do rock viram selo no Reino Unido. R7 (16 de outubro de 2009)
  7. JANARA. George Hardie, Hipgnosis, e grandes capas do Rock n’Roll. Ideafixa (16 de abril de 2010)
  8. The secret life of album sleeves. New Music Express (17 de março de 2010)
  9. Capas de álbuns: algumas curiosidades e histórias. Whiplash.net
  10. Pink Floyd - Perguntas e Respostas. Whiplash.net
  11. PACHECO, Matheus. Os Simpsons fazem a história do Rock! Omelete
  12. O Dono da Capa - Atom Heart Mother. Fotoclube f/508