domingo, 21 de agosto de 2011

Quebrando as regras de composição - Parte 1

agosto 21, 2011 | por Cid Costa Neto

O aprendizado da fotografia é permeado por técnicas conceitos e regras. Essas regras no entanto, servem apenas como uma base teórica. A partir do momento que o fotógrafo toma consciência e domínio do impacto visual que elas proporcionam, ganha liberdade para ultrapassá-las, desenvolvendo suas próprias normas e estilo de composição.

A revista National Geographic publicou em seu website, uma série de fotografias que exemplificam como essas regras foram quebradas em imagens muito bem compostas a partir de novos conceitos. Em "Quebrando as regras de composição", reproduzi e traduzi os textos, que foram divididos em uma série de três artigos que serão publicadas aqui aos domingos.

Quebrando as regras dos terços

Foto: James Nachtwey / National Geographic
Uma regra básica de composição é dividí-la em três partes horizontais e três verticais, colocando o assunto em uma das interseções das linhas. É possível, no entanto, criar boas fotos com o objeto no centro, como na imagem ao lado, de crianças em um trampolim na África do Sul. Há na imagem uma simetria e um ponto forte de referência, direcionando o olhar para o menino pulando, enquanto as crianças dos lados formam uma moldura.

Contra-luz

Foto: Justin Guariglia / National Geographic
Fotografar com a fonte de luz atrás de você, para que o assunto seja iluminado pela frente, é uma regra muito citada. Porém, a iluminação de fundo serve para separar o fundo do assunto de uma maneira que pode criar uma cena mais dramática. Se você quer uma silhueta, expor para o fundo. Ao fotografar contra o sol, espere o momento em que ele é mascarado por algo no quadro, de modo que a imagem não está sobrecarregado com a luz.

Incline sua câmera

Foto: Raul Touzon / National Geographic
Manter a linha do horizonte reta é uma regra importante da fotografia ao compor quase toda paisagem. Mas uma inclinação intencional da câmera pode adicionar um toque dinâmico para o seu disparo, transformando a cena da em algo surpreendente.



Fonte: National Geographic
 

Veja todos os artigos da série: Parte 1Parte 2 - Parte 3