quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um bar para fanáticos da fotografia

Foto: Gisele Teixeira
Com mais de 25 mil fotos e 700 câmaras antigas, El Palácio, ou Museo de Camaras Antiguas, em Buenos Aires, é um convite à nostalgia, curiosidade e aprendizagem.

Muito mais que um bar temático, no local se reúne um clube que segue produzindo imagens – o Clube de Fotógrafos de Câmaras Antigas. Esses fanáticos não apenas colecionam essas jóias, mas também as mantêm em funcionamento.

O bar fica no bairro de Chacarita (esquina de Federico Lacroze e Fraga). Além de um bom café, El Palácio oferece cursos, conferencias, biblioteca e laboratório em preto e branco para uso público gratuito, além de assessoramento técnico.

O lugar é de propriedade do fotógrafo publicitário Alejandro Simik, que em 1995 ganhou de presente uma Kodak de fole dos anos 1930. A partir daí começou um “vício”, que incluiu viagens ao interior do país em busca de raridades. As mais antigas são de 1885 – de madeira, com objetivas e foles de bronze.

Em 2005, o café foi declarado de interesse cultural pela legislatura da cidade.

Abaixo, deixo um documentário sobre o Museu, dirigido por Gonzalo Gerardin e María Paula Trocchia. O filme ganhou o primeiro lugar no I Concurso de Curtas Documentales Alternativa BA (2006), patrocinado pelo governo de Buenos Aires, e foi o segundo colocado no Concurso de Curtas Alberto Fischermann (2009), promovido pelo Fundo Nacional de Artes.



Esse artigo foi publicado originalmente no blog Aquí me quedo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

 
Copyright © 2010-2019 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil