quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fotógrafo da Vez: João Roberto Ripper

setembro 22, 2011 | por Helosa Araújo

Foto: Fátima Monteiro / Reprodução
Agora é a vez do carioca foto documentarista fantástico, que trabalhou como repórter-fotográfico durante algum tempo para os principais meios de comunicação do Rio de Janeiro como o Diário de Notícias, O Globo e Imagens da Terra.

Ripper se envolve com tudo que a fotografia documental pode influenciar. Foi diretor na Associação dos repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, do Sindicado dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Jornalistas. Coordenou as campanhas pela obrigatoriedade do crédito na fotografia, idealizou e coordenou o Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas e muitos outros mais. Se você pensou "esse cara não para", então, você acertou.

Hoje trabalha como freelancer para o Washington Post, New York Tims, Le Mond, Herald Tribune, Revista Tempo, Revista Senac, Revista Veja, entre outras e é professor do curso de Pós-Graduação em "Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais" da Universidade de Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Um de seus trabalhos autorais (ainda em desenvolvimento) é a documentação social de comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul (começou a 13 anos), principalmente da tribo Guaranis-Kaiowás.

Dá gosto de conhecer a vida desses grandes fotógrafos, ver uma vida de dedicação por todos os lados, e eu sempre tenho a sensação de que temos muito ainda o que doar para a fotografia.


© João Roberto Ripper