segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fotografia, longo caminho?

Olá Pessoal! Este é mais um artigo da parceria Blog ATF e Resumo Fotográfico! Hoje vamos falar sobre porque algumas pessoas acham fotografia tão difícil.

Hoje em dia, devido a febre do mundo digital, são inúmeras as pessoas que, ao comprar uma câmera mais robusta com funções automáticas se denominam fotógrafos. Entram no mercado com pouco conhecimento, sem gastar muito, se desvalorizam, deixando os verdadeiros fotógrafos nada felizes e etc. Isso já é outro assunto que pode ficar para outra oportunidade. A grande pergunta aqui é: como aprender de verdade fotografia?

Existem diversas escolas espalhadas por ai que têm ótimos metodos de ensino, fazendo com que a fotografia fique cada vez mais fácil e compreensiva para um numero limitado de pessoas. Hoje em dia a grande fonte de informação para o assunto (quando bem absorvidas) é sem duvida a internet. Diversos sites e blogs de fotografia têm dicas para você que esta começando ou querendo se aperfeicoar no assunto. Você inclusive que segue o Resumo Fotografico, ou Blog ATF, é adepto ao ensino livre, informação e aprendizado na tela do seu PC no conforto de sua casa.

Dito isso, depois de ler, na internet dicas, tutoriais, técnicas diversas e opinioes de grandes profissionais, e ainda fazer um curso, você já é um fotografo? NÃO! Tenha em mente sempre que ao aprender fotografia, que esse universo é, e sempre será de uma eterna descoberta. Talvez por isso cada vez mais pessoas optem por seguir carreira, fotografando desde festas infantis a peças de carro. Fotografia não está em ler um livro, comprar uma câmera, ou simplesmente em fazer um curso. Vai alem disso, exige de voce constante atenção, meticulosidade, paciência em alguns casos, criatividade e persistencia.

Hoje em dia "vivo" muito mais fotografia do que há anos atras. É otimo ver a própria evolução com o passar de cada clique, cada pose, cada paisagem. A fotografia pode nos levar a algo inesperado, nos mostrar algo que so nos veremos e para estarmos preparados é necessario preparo, estudo e dedicação.

Procure sempre melhorar a cada ensaio, cada saida, a cada foto, procure seus proprios defeitos e procure corrigi-los, um conselho a todos aqui é velho mas vale:

REVELE SUAS FOTOS!

Acredite, a diferença daquilo que se vê na tela para aquilo que se consegue no papel pode parecer absurda. Por isso, como ja disse no artigo anterior, revele suas fotos veja sua evolução. Com elas no papel, você terá o que mostrar as pessoas sempre a mão. Vai ver no rosto delas qual impressao está passando. Se possivel ande com seu album de fotos sempre consigo e quando for conveniente nao tenha receio algum em mostrá-lo e por mais que alguem diga que você está muito bem tenha humildade suficiente para dizer:

ESTOU MELHORANDO!

Abaixo então algumas dicas pra você que esta começando ou querendo se aperfeiçoar na fotografia:

Foto: A5 Agência de Fotografia
1. Leia bastante, leia livros, revistas, blogs, sites tudo o que tiver ao seu alcance sobre o assunto. E quando achar que já leu bastante, LEIA MAIS! Aprendizado, caros amigos, nunca é demais.

2. Depois de ler, teste, fotografe, não se limite apenas a teoria. Só na pratica ira entender de verdade o que leu e assim vai conhecer melhor seu equipamento e as limitações do mesmo.

3. Ande com quem sabe, aprenda com que ensina. Procure na sua cidade por clubes de fotografia que sempre são um ótimo lugar para aprender, pois eles não têm preconceito nenhum com novos adeptos da fotografia e no meio sempre há profissionais, muitas vezes dando dicas e vários ensinsamentos sobre sua própria experiencia. Coisa que geralmente você não encontra em livros e revistas.

4. Se possível, faça algum estágio. Se você quer fotografar pra valer mesmo, vale fazer um estagio em algum estúdio, mesmo que por alguns dias apenas. Esse tipo de experiencia, vivida no dia-a-dia de um profissional, é a melhor que existe, pois a proximidade com eles vai deixar você mais confiante quando quiser seguir seu próprio caminho.

5. Lendo, praticando, convivendo e aprendendo. É hora de dar os primeiros passos. Tenha certeza apenas que esta no nicho certo, se vai fotografar crianças é preciso ama-las, se vai fotografar mulheres, é necessário respeito, se vai fotografar casamento é necessário cumplicidade para entender o momento mais feliz de duas pessoas. Enfim, faça apenas aquilo que te deixa feliz, que te deixa realmente a vontade. A fotografia não é apenas uma profissão, mas também um leque de possibilidades!
Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos! Até a próxima e boas fotos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil