quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fotógrafo da Vez: Ansel Adams

O fotógrafo da vez de hoje é o lendário Ansel Adams. Nascido em 20 de Fevereiro de 1902 nos Estados Unidos, vindo de uma família tradicional, Ansel dedicava sua vida à música, tocando piano. Começou a fotografar aos 14 anos, com sua Kodak nº1 (presente dos pais) em uma viagem em família. Pouco tempo depois participou do Sierra Club (associação ecolista dos Estados Unidos), o que abriu portas para seu trabalho enquanto fotógrafo.

Em 1922 suas primeiras fotografias foram publicadas e em seguida expôs a sua primeira coleção individual. Aos 18 anos, Ansel já ganhava o bastante para se sustentar, transferindo sua paixão para fotografia e deixando o piano um pouco de lado.

Em 1932 Ansel contribuiu para a história da fotografia, ao se aventurar em busca da fotografia enquanto arte pura, ajudando um grupo de fotógrafos (Edward Weston, Willard Van Dyke, Imogen Cunningam e outros) a fundar o Grupo f/64 que pensavam fotografia de forma reta, procurando por imagens mais nítidas e maior profundidade de campo, testando suas capacidades físicas, em papeis menos brilhosos o que foi importante para Ansel Adams entender e exercer a fotografia como arte, servindo de exemplo e fonte de pesquisa para todo e qualquer fotógrafo. 

"O nome deste grupo deriva de um número do diafragma das lentes fotográficas. Isso significa um largo alcance de qualidades da claridade e definição da imagem fotográfica que é um importante elemento no trabalho dos membros deste grupo."

Ansel Adams, conhecido como fotógrafo técnico, faleceu dia 22 de abril de 1984 de insuficiência cardíaca agravada por um câncer.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. Esses é que foram os herois da fotografia daquele tempo.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil