quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fotógrafo da Vez: Ansel Adams

outubro 20, 2011 | por Helosa Araújo

O fotógrafo da vez de hoje é o lendário Ansel Adams. Nascido em 20 de Fevereiro de 1902 nos Estados Unidos, vindo de uma família tradicional, Ansel dedicava sua vida à música, tocando piano. Começou a fotografar aos 14 anos, com sua Kodak nº1 (presente dos pais) em uma viagem em família. Pouco tempo depois participou do Sierra Club (associação ecolista dos Estados Unidos), o que abriu portas para seu trabalho enquanto fotógrafo.

Em 1922 suas primeiras fotografias foram publicadas e em seguida expôs a sua primeira coleção individual. Aos 18 anos, Ansel já ganhava o bastante para se sustentar, transferindo sua paixão para fotografia e deixando o piano um pouco de lado.

Em 1932 Ansel contribuiu para a história da fotografia, ao se aventurar em busca da fotografia enquanto arte pura, ajudando um grupo de fotógrafos (Edward Weston, Willard Van Dyke, Imogen Cunningam e outros) a fundar o Grupo f/64 que pensavam fotografia de forma reta, procurando por imagens mais nítidas e maior profundidade de campo, testando suas capacidades físicas, em papeis menos brilhosos o que foi importante para Ansel Adams entender e exercer a fotografia como arte, servindo de exemplo e fonte de pesquisa para todo e qualquer fotógrafo. 

"O nome deste grupo deriva de um número do diafragma das lentes fotográficas. Isso significa um largo alcance de qualidades da claridade e definição da imagem fotográfica que é um importante elemento no trabalho dos membros deste grupo."

Ansel Adams, conhecido como fotógrafo técnico, faleceu dia 22 de abril de 1984 de insuficiência cardíaca agravada por um câncer.