quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Melhore suas fotos: Flores

outubro 05, 2011 | por Alex Teixeira

Olá Pessoal! No meu primeiro artigo como colunista do Resumo Fotográfico vamos iniciar uma série de dicas pra quem já fotografa ou para quem está começando a descobrir esse mundo deslumbrante, na série "Melhore suas fotos", vamos falar primeiro sobre a primavera que aí está, sendo assim porque não falarmos sobre flores?

Flores são um ótimo assunto pra se fotografar principalmente pra quem está iniciando e aprendendo os recursos da própria câmera, sim, isso porque são bastante coloridas e fotografá-las permite a você explorar um pouco mais da sua própria criatividade. Clique de todos os ângulos possíveis, repare a volta da flor, não se intimide, nem tenha vergonha!

Piracicaba (2011)
Festa das Flores Atibaia (2011)
Costumo dizer que um monte de fotos é melhor que foto nenhuma, afinal, uma delas vai ser a foto perfeita, aquela que você vai mais gostar, tratando-se de flores, não há motivo algum para ficar "economizando câmera", e não fotografar. A pratica e tempo vão deixar você mais atencioso assim cada vez mais naturalmente você vai tirar menos fotos e obterá resultados melhores, porém se é iniciante (ainda mais conhecendo os recursos da sua câmera), melhor não arriscar e clicar um pouco mais, essa é a vantagem do mundo digital.

Caso não conheça os comandos manuais da sua câmera, fotografar flores é um ótimo meio de treinar suas habilidades, se sua câmera possui opção manual, esqueça o automático, deixe o diafragma o mais aberto possível, e vá clicando até corrigir a exposição, tire as fotos bem de perto, assim vai conseguir aquele efeito de fundo desfocado, deixando a flor que está fotografando em primeiro plano bem destacada.

Um exemplo clássico de como o sentido do enquadramento
pode mudar sua foto para melhor.

Lembre-se não é preciso um campo cheio de flores, ou uma feira ou exposição delas, as flores estão por aí em todo lugar, numa árvore na esquina, ou numa praça perto da sua casa esperando por alguns cliques da sua atenção, afinal a maioria delas vai embora junto com a primavera!! Como exercício próprio tente ao menos revelar 5 fotos mesmo que 10x15 (aconselho mais 15x21), por semana ou mês, assim foleando seu próprio album de fotos notará a melhoria no seu desempenho!

Festa das Flores Atibaia (2011)



Siga-me no Twitter ou Facebook
ou acesse www.alextfotografias.blogspot.com
Até a próxima!