terça-feira, 15 de novembro de 2011

Relação entre abertura e nitidez das objetivas

novembro 15, 2011 | por Rodrigo Jordy

As objetivas possuem uma abertura máxima e mínima e isso implica diretamente na profundidade de campo, quanto maior a abertura, menor o número de f-stop, maior quantidade de luz entra pela objetiva e, consequentemente, se obtém uma fotografia mais clara e com maior nitidez no primeiro plano. Essa escala de f-stop segue uma numeração padrão de abertura do diafragma: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22 e 32 são as mais comuns encontradas nas atuais objetivas sendo que cada número acima representa um ponto de f-stop ou um ponto de luz.

Escala simples de pontos de luz ou f-stops
Toda objetiva possui uma espécie de faixa de nitidez máxima e é quase uma regra que essa faixa se encontra entre 1 e 2 pontos acima da sua abertura máxima e vou citar alguns exemplos: Uma Sigma 18-50mm f/2.8-4.5 que possui sua abertura máxima em f/2.8, terá sua nitidez maior se usada a partir de f/4 e se estendendo até f/5.6, já uma Nikon 50mm f/1.4 terá sua nitidez maior a partir de f/2 se estendendo até f/2.8. Algumas objetivas de baixo custo costumam ter sua nitidez ideal entre 2 e 3 pontos de f-stop acima de sua abertura máxima.
Sigma 18-50mm f/2.8-4.5 / Divulgação
Mas notem que as objetivas da era digital trabalham com pontos de f-stop intermediários divididos em 1/3 de pontos de luz e o maior exemplo disso é a objetiva mais comum nos kits das câmeras reflex mais básicas, a 18-55 f/3.5-5.6. Vejam que sua abertura máxima é f/3.5, um ponto intermediário entre as aberturas f/2.8 e f/4 e assim fica mais difícil calcular sua nitidez máxima. Por se tratar de uma objetiva de baixo custo, é possível que sua nitidez ideal encontre-se entre o f-stop intermediário f/6.3 se estendendo até f/9 ou f/10, daí para frente a nitidez começa a entrar em um pequeno declínio.

Escala de f-stops das câmeras digitais atuais e suas intermediárias
Lembrem-se que não há uma regra definida para isso mas é uma estimativa muito próxima à realidade, é preciso testar cada uma de suas objetivas para conferir em que faixa da escala de f-stop encontra-se sua nitidez máxima tomando por base a ideia de que entre 1 e 2 pontos acima se encontra a nitidez ideal, ou 2 e 3 pontos para objetivas de baixo custo.