terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jovem publica foto nua em protesto no Egito

novembro 15, 2011 | por Cid Costa Neto

A egípcia Aliaa Magda Elmahdy, publicou em seu blog um auto-retrato onde aparece nua, vestindo apenas meias e sapatilhas. Segundo a jovem, que no momento da publicação tinha 19 anos, trata-se de um protesto pela liberdade de expressão em seu país. No Egito a nudez representa um forte tabu e a maioria de mulheres cobrem-se com o véu islâmico ou com o niqab, que deixa a mostra apenas os olhos.

Na sua página do Facebook, ela disse estar "ecoando gritos contra uma sociedade de violência, o racismo, o sexismo, o assédio sexual e hipocrisia."

Com o título "Nú artístico", a única postagem do blog, onde Elmahdy também publica várias outras fotos de nus femininos e masculinos, já recebeu mais de 30 mil visitas. Internautas do mundo todo se manifestaram elogiando a coragem de Aliaa.

"Tirem suas roupas e se olhem no espelho, queimem os corpos que desdenham e desprendam-se de seus complexos sexuais para sempre, antes de me lançar acusações racistas ou me negar a liberdade de expressão" - escreveu Aliaa na postagem do blog.

Em uma das fotos - uma montagem da original, cujos créditos são dados à Cheb Makhlouf - retângulos amarelos cobrem partes de seu corpo, que segundo a jovem, representam a repressão: "Os retângulos amarelos nos meus olhos, boca e órgão sexual se assemelham a censura do nosso conhecimento, expressão e sexualidade", disse Elmahdy.

Fontes: Portal TerraAl-Masry Al-Youm