quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fotógrafo da Vez: Gilles Peress

dezembro 29, 2011 | por Helosa Araújo

Foto: Life / Reprodução
Nosso último 'fotógrafo da vez' DO ANO é o dramático Gilles Peress. Sem cor e muita emoção é o que Gilles faz com suas imagens tiradas no sertão (lembra um pouco nosso querido Sebastião Salgado).

Gilles Peress nasceu no dia 29 de dezembro de 1946 na França e estudou na conhecida "Institut d'Etudes Politiques" de 1966 à 1968 e na Universidade Vicennes de 1968 à 1971. Associou-se a agência Magnum Photos em 1972 e hoje é representado pela Haward Greenberg Gallery em Nova York.

Sua história com a fotografia começou ainda em 1970, após o contato com a vida de uma aldeia francesa, juntou-se então a Magnum Photos que serviu de apoio para aprimorar seu olhar. Peress viajou para muitos lugares em busca de novos olhares, até encontrar o que queria na Irlanda, onde começou um projeto de 20 anos sobre a luta pelos direitos civis. "O Poder do Sangue" é o título do livro que resultou seu projeto. Projeto este que deu apenas início ao projeto atual "Hate Thy Brother". Mas, sua obra mais conhecida é o "Telex Iran" documentado na revolução no Irã em 1979. E outros projetos humanistas fazem parte da história do Gilles Peress.

Gilles é um desses fotógrafos renomados com grandes história e lindas oportunidades! Uma lista vasta de prêmios incluindo bolsas - uma dela a famosa Guggenheim da França - recebeu o prêmio de W. Eugene Smith em 1984 de 'fotografia humanista'.

Com tanta oportunidade, tudo o que ele faz é trabalhar para documentar quem precisa.