quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novas câmeras aproximam amadores de profissionais?

Adriane Galisteu na propaganda da NEX-C3
No início do mês de Dezembro a Sony lançou a propaganda da NEX-C3, sua nova câmera compacta, que segundo a marca é a menor câmera com lente intercambiável do mercado. No vídeo a apresentadora Adriane Galisteu afirma que "em menos de três minutos você começa a fazer fotos com qualidade profissional". O video causou revolta por parte de alguns fotógrafos profissionais, que manifestaram-se através da internet alegando estarem sendo desprestigiados.

No ultimo domingo (18) um artigo publicado do site Valor Econômico, por Gustavo Brigatto, sugere que o surgimento dessa nova categoria de câmeras fotográficas compactas com "recursos profissionais" e lentes intercambiáveis aproximaria os fotógrafos amadores dos profissionais.

Mas afinal de contas, o que significa "qualidade profissional" ou "recursos profissionais"? É muito claro que o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos fotográficos proporcionam a realização de fotografias com uma melhor qualidade de nitidez, equilíbrio de cores, contraste, etc. Uma boa fotografia, no entanto, vai muito além do domínio técnico do equipamento... Saber utilizar os recursos de uma câmera é apenas o primeiro degrau para uma imagem de qualidade.

E você, o que pensa disso? Participe da enquete abaixo e deixe sua opinião.


Enquete

As novas câmeras podem aproximar os fotógrafos amadores dos profissionais?

Sim. Elas oferecem recursos que melhoram muito a qualidade das imagens.
Não. Os conhecimentos técnico e teórico do fotógrafo são mais importantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

11 comentários:

  1. Com conta uma piada, os melhores equipamentos de um fotógrafo são: o dedo, o olho e o cérebro.
    Na verdade até um amador pode fazer uma boa foto tendo isso, mas nós os profissionais temos a experiência, o conhecimento técnico, horas de estudos e dedicação e aí é que está o segredo. Essas são as diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a popularização das câmeras digitais leva a isso. É só vermos a enorme quantidade de "profissionais" que trabalham com câmeras superzoom no modo automático fotografando até casamentos!

    A maioria não quer investir em conhecimento, apenas em equipamentos.

    ResponderExcluir
  3. Desta vez conseguiram banalizar os fotógrafos profissionais. A mensagem da propaganda é que com o equipamento certo qualquer um se torna um profissional. Então, para quê estudar ?

    ResponderExcluir
  4. Muita gente reclama que brasileiro é preguiçoso, mas são coisas assim que só reforçam a ideia de que não precisa estudar pra se tornar um sucesso na vida. Na certa tem muita gente pensando "pra que estudar algo como fotografia, algo que com um equipamento bem bom pode-se alcançar, sem esforço, níveis profissionais?".

    Alguém pode até chegar aqui e dizer "ah, mas você está exagerando, é só uma propaganda...". Sim, e propaganda não influi na sociedade não? O que seria, por exemplo, de Hitler sem as ações de Goebbels? Mídia influente não é só revista tipo a Veja, rede de TV como a Globo, é também os anúncios publicitários, com seus sentidos implícitos, suas presunções não ditas, preconceitos mascarados ou não - mas repassados.

    Se brincar isso aí é até caso pro CONAR, por desvalorizar uma classe e passar, implicitamente, uma ideia deturpada e enganadora.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito seu comentário, Alexandre. É exatamente o que penso e a Sony sempre investiu muito pesado na propaganda e sempre foi Top of Mind aqui no Brasil. Ela sempre irá se aproveitar disso.

    ResponderExcluir
  6. Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração. Já dizia Cartier-Bresson.
    Essa é a diferença de um profissional, para os que se acham e utilizam seus equipamentos em modo automático.
    Marcia Costa

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto do uso que dão para a palavra profissional. Um burro, incompetente, mal equipado, que não quer estudar, mas ganha a vida fotografando mal e porcamente casamentos com uma ultra
    -zoom é sim um profissional de fotografia. Basta ver a definição da palavra profissional. A profissão dele, mesmo feita de forma completamente errada e irresponsável, é a fotografia, então é um fotógrafo profissional. O significado da palavra profissional no dicionário não implica em competência.

    Eu falaria em fotógrafo sério, amador, que ama o que faz (a definição correta de amador), sendo ou não profissional em fotografia, se sente ofendido com a propaganda citada no artigo.

    ResponderExcluir
  8. Se uma boa camera faz de um amador um profissional, a maioria das pessoas com bom poder aquisitivo que possuem cameras profissionais (digo porque já vi pessoas na escola do meu filho com Canon 7D) seriam profissionais, no entanto quando são questionadas sobre ISO, Abertura, conceitos básico, etc... eles batem com o ombro e só sabem falar sobre os megapixel.

    Desculpa mas uma camera trocar lente não quer dizer nada, uma vez que quem a compra não sabe se quer qual a função de cada uma das possíveis lentes que pode usar.

    a SONY sempre foi uma porcaria, o problema todo é que ela investe muito em propaganda.

    Não é o equipamento que faz o profissional...

    PROFISSIONAL QUE É PROFISSIONAL FAZ BEM FEITO COM QUALQUER EQUIPAMENTO.

    ResponderExcluir
  9. como diz um fotógrafo que gosto muito, Ken Rockwell, fotografia é uma arte: se você pegar o mesmo pincel que Tarsila do Amaral usou para pintar seus quadros, você conseguiria pintar gravuras iguais às dela? O talento não está no pincel, e sim na cabeça e mãos, tal qual na fotografia.

    ResponderExcluir
  10. Para ampliar a discussão, vale a pena ler o artigo do fotógrafo Armando Vernaglia Jr, publicado no Fotografia DG.

    ResponderExcluir
  11. VI HJ ESSE VIDEO E FIQUEI INDIGNADO DEMAIS , AS PESSOAS SÃO FOTÓGRAFOS MIOJOS E EM 3 MINUTOS JÁ SÃO PROFISSIONAIS ,PALHAÇADA DA SONY E ACHO QUE A MODELO CONTRATADA ANTES DE VER O SEU GANHO PODERIA TENTAR MUDAR O TEXTO PRA NAO BANALIZAR MAIS AINDA A NOSSA PROFISSAO , AMO O QUE FAÇO E MEU GAHA PÃO VEM DISSO , VAMOS TENTAR BRIGAR PRA TENTAREM TIRAR DO AR E PEDIREM DESCULPAS PUBLICAS

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil