quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novas câmeras aproximam amadores de profissionais?

dezembro 21, 2011 | por Cid Costa Neto

Adriane Galisteu na propaganda da NEX-C3
No início do mês de Dezembro a Sony lançou a propaganda da NEX-C3, sua nova câmera compacta, que segundo a marca é a menor câmera com lente intercambiável do mercado. No vídeo a apresentadora Adriane Galisteu afirma que "em menos de três minutos você começa a fazer fotos com qualidade profissional". O video causou revolta por parte de alguns fotógrafos profissionais, que manifestaram-se através da internet alegando estarem sendo desprestigiados.

No ultimo domingo (18) um artigo publicado do site Valor Econômico, por Gustavo Brigatto, sugere que o surgimento dessa nova categoria de câmeras fotográficas compactas com "recursos profissionais" e lentes intercambiáveis aproximaria os fotógrafos amadores dos profissionais.

Mas afinal de contas, o que significa "qualidade profissional" ou "recursos profissionais"? É muito claro que o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos fotográficos proporcionam a realização de fotografias com uma melhor qualidade de nitidez, equilíbrio de cores, contraste, etc. Uma boa fotografia, no entanto, vai muito além do domínio técnico do equipamento... Saber utilizar os recursos de uma câmera é apenas o primeiro degrau para uma imagem de qualidade.

E você, o que pensa disso? Participe da enquete abaixo e deixe sua opinião.


Enquete

As novas câmeras podem aproximar os fotógrafos amadores dos profissionais?

Sim. Elas oferecem recursos que melhoram muito a qualidade das imagens.
Não. Os conhecimentos técnico e teórico do fotógrafo são mais importantes.