sábado, 10 de dezembro de 2011

Sets básicos para uso de flash - Parte 2

dezembro 10, 2011 | por Alex Teixeira

Olá pessoal! Estamos de volta hoje com a segunda parte das dicas básicas para o uso de flashes. Como vocês viram na parte 1, é muito fácil conseguir retratos ótimos com um mínimo de equipamento. Antes, como falamos de sets externos, dessa vez é hora de caprichar em ambientes internos, usando criatividade e uma técnica super fácil de acompanhar e aprender!

Ex. 05 - Fotos de óculos em ambientes fechados

De agora em diante vamos nos focar em sets em ambientes internos, afinal é preciso ter uma segunda opção quando o tempo não ajuda, pois ninguém pode se dar ao luxo de depender da chuva ou sol para fazer um bom ensaio. Vamos aprender a usar pouco da luz ambiente e trabalhar mais com o flash, prevendo acontecimentos assim.
Nesse set abaixo, o flash tem de ser um pouco mais claro do que o normal, para "eliminar" a luz que vem de fora, como pode ver a modelo com o óculos se posiciona bem próxima ao flash, colocado na mesma posição que usamos pra fazer a "luz de cabelo vista no artigo anterior.

O resultado final é muito parecido com uma fotografia de uma estrela de rock. Como pode ver, a luz da sombrinha refletida no óculos cria uma interessante imagem, e a luz fica muito brilhante e intensa.

Ex.06 - Flash atrás da Modelo, Rebatedor na frente

Para entender melhor esse set, antes é preciso dizer que a sombrinha posicionada a frente da modelo será o rebatedor. De qualquer forma, se quiser usar um rebatedor de mão, o resultado pode ser bem similar ou idêntico.

Posicione o flash um pouco atrás e acima da modelo, virado para o rebatedor, que estará bem a frente para a pessoa fotografada. A ideia aqui é criar um anel de luz em volta da pessoa, e usar a luz rebatida como luz principal, preenchendo o rosto da modelo.

Como pode ver abaixo, o rosto da modelo aparece perfeitamente, já a luz no cabelo dela, no canto superior da fotografia está muito forte, gosto desse efeito mas caso você não goste, basta posicionar o flash um pouco mais abaixo, assim a luz baterá um pouco mais espalhada em todo o cabelo. Teste posições diferentes principalmente no flash atrás da modelo até entender e chegar no tipo de luz que lhe mais agrada, assim conseguirá dominar facilmente o equipamento.

Ex.07 - Luz dramática superior

Essa é uma técnica mais aprimorada, não é muito sugestivo usá-la pois ela pode ser vista como um clichê, principalmente trazendo um tom religioso a sua imagem, uma lenda claro. Outra coisa que recomendo é usar um fundo preto, pois assim obterá um resultado melhor.

Veja abaixo que o flash posicionado acima, esta direcionado diretamente para a modelo, e logo a frente. Na maioria dos casos, a modelo deve olhar na direção do flash, o que fará que a fotografia fique com uma sombra muito demarcada, criando um ar de dramaticidade muito forte, sombras essas que podem ficar esquisitas principalmente no nariz (escondendo a boca) e abaixo do queixo. Faça testes com um rebatedor bem abaixo da modelo com o intuito de diminuir essa sombra.


Como pode ver usei um fundo preto, isso destaca mais o rosto da modelo, mas em contrapartida pode dar um efeito de cabeça flutuante, pois não é possível devido a sombra ver o pescoço, por isso falei do rebatedor pra tentar compensar um pouco essa falta de pescoço "esquisita" na fotografia.

Ex.08 - Retrato Americano

Esse set é bastante usado em comerciais americanos, e em fotos de colegiais, para fazê-lo é simples, basta colocar a modelo bem próxima a modelo com o flash, sombrinha, e câmera bem a frente. Só que aqui, iremos usar uma sombrinha rebatedora o que nos dará uma luz bastante expandida, como o flash estará próximo a modelo é recomendável diminuir um pouco sua compensação, para evitar uma luz forte demais e uma superexposição.


O efeito fica como descrito acima, uma foto com uma luz bem forte, bem próxima da superexposição, isso porque a luz esta bem próxima a pessoa e ela a parede, note entanto que não há sombra na parede devida a luz rebatida que vem em volta da modelo.

Ex.09 - Tudo em close

Esse set é bem parecido ao do ex.06, com o flash logo atrás da modelo e a sombrinha na frente sendo usada como rebatedora, Posicionada bem a frente da modelo, e o flash rebatido bem de trás da moça so que dessa vez um pouco mais apontado pra cima.


A iluminação dessa imagem ficara bem suave, pois a proximidade da sombrinha "espalha" bem a luz dando uma sensação de um set de "luz de cabelo, só que o rosto da modelo ficara suavemente iluminado e o fundo ficará bem branco devido a luz do flash vinda de trás.

Como pode ver na foto, a mão da modelo quase sumiu no branco, isso é facilmente resolvido colocando a mão na mesma linha do rosto.

Ex.10 - Contra a parede

E se eu não tiver uma sombrinha? Você pode usar uma parede branca ou colorida para criar ótimos retratos com apenas a luz do flash, apenas dessa vez, posicione o o flash mais distante, assim você usará a parede como refletora, assim essa técnica será bastante valiosa.

Como você pode ver acima, o fundo está bem preto. Isso é possível deixando a obturação da camera bem rápida afim de captar apenas a luz do flash, vá testando, fazendo variações para ver os resultados. para um fundo bem branco, uma boa dica é coloca-la no canto de uma sala.

Equipamentos de estúdio são fantásticos, soft-boxes, strobes, etc, porém como vimos não é preciso tudo isso para conseguir ótimos retratos, não é preciso, fundo branco, tecido, geradores, um pouco de criatividade e conhecimento pode resultar em fotos fantásticas. Trine bastante, e não esqueça de mostrar seus testes e fotografias finais no nosso grupo do Blog ATF no Flickr!

Fonte: Photo Tuts Plus  por Cameron Knight
Tradução e adaptação: Alex Teixeira

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!