quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fotógrafo brasileiro participa da Feast

janeiro 11, 2012 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo Daniel Geber Porto, paulistano residente em Manaus, foi o primeiro brasileiro a ter a oportunidade de participar da Feast, comunidade on line para criativos lançada em outubro pela iStockPhoto, o maior acervo de arquivos multimídia do mundo. Especializado em publicidade, Daniel foi um dos hóspedes da Feast no mês de dezembro, durante o qual trabalhou com o artista Kirby Ferguson, escritor, diretor, produtor e criador do “Everything is a Remix”.

A ideia da iStockPhoto é, a cada mês, escolher um “artista residente” para trabalhar com dois a quatro aprendizes. Em dezembro, Ferguson foi o artista escolhido e Daniel, um dos três aprendizes selecionados para participar da iniciativa.

O fotógrafo brasileiro descobriu a Feast meio por acaso, navegando pela Internet, e resolveu se inscrever, pois enxergou na proposta uma possibilidade de evoluir em seu trabalho. “Mas fiquei surpreso quando confirmaram minha participação e, mais ainda, quando soube que fui escolhido entre mais de 150 interessados de diversos países, ao lado de um criativo da Alemanha e outro da Itália”, conta.

O projeto teve a duração de três semanas e Ferguson escolheu trabalhar sob o conceito de “copiar, combinar e transformar”. No início, Daniel decidiu trabalhar em cima da foto de um anúncio. Mas o resultado não foi satisfatório e por isso, na semana seguinte, ele recomeçou em cima de imagens do filme Matrix 2. “Pesquisei toda a linha de fotos dos posters do filme, analisando todo o embasamento técnico para reproduzir, até que consegui atingir meu objetivo”, diz ele.

Na terceira semana, a proposta era cada um utilizar as técnicas aprendidas com a cópia e fazer um trabalho original. Daniel associou, então, as técnicas usadas nas fotos de Matrix 2 a elementos novos. Fotografou dois bailarinos em preto sobre fundo preto, ajustando a luz de forma diferenciada. O resultado pode ser visto abaixo:


Para o fotógrafo brasileiro, a proposta da Feast e as orientações de Ferguson mudaram para melhor seu processo criativo. “Além disso, consegui visibilidade no site da própria Feast e no Facebook da iStock Brasil”, destaca. Esses resultados estimularam Daniel, que trabalha sob demanda e em projetos individuais, a se associar à iStock.

Com isso, ele segue os passos de outros colaboradores da empresa em todo o mundo, que vêm obtendo resultados expressivos com a democratização do acesso ao seu portfolio. A canadense Lise Gagné, por exemplo, já ultrapassou a marca de um milhão de downloads de seus arquivos disponíveis na iStockphoto. Seu rendimento anual é da ordem de U$ 100 mil.

Sobre a iStockphoto

A iStockphoto é uma fonte fácil e acessível de multimídia no regime royalty-free, com milhões de fotos, ilustrações, vídeos, áudios e animações em Flash®. Usando o mais avançado sistema de busca nesse setor, os clientes baixam um arquivo a cada segundo, de um acervo que tem cerca de oito milhões de imagens para projetos de marketing, negócios e projetos pessoais. Fundada no ano 2000, a iStockphoto foi pioneira no modelo de negócios de micropagamentos para a fotografia. Tornou-se um dos sites mais bem sucedidos do mundo entre os que têm conteúdo gerado pelo usuário. Com 80 mil artistas em seu cadastro e publicando 40 mil arquivos por semana, a empresa tem sede em Calgary, Canadá, e é uma subsidiária da Getty Images.

Texto: Pimenta Comunicação
Fotos: Daniel Porto / Reprodução