quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fotógrafo da Vez: João Silva

janeiro 12, 2012 | por Helosa Araújo

Ainda antes de 2012 chegar, Cid Costa sugeriu que eu postasse em 'Fotógrafo da Vez' os fotógrafos do Bang Bang Club. Eu sabia que já havia lido a respeito (com tantos nomes de fotógrafos, minha memória falha, as vezes), mas só foi cair a ficha quando fiz a primeira pesquisa, e fiquei realmente muito feliz pela sugestão!

E o primeiro, claro, João Silva. Nasceu dia 9 de Agosto de 1966 em Lisboa. Um fotógrafo que guerra membro do grupo Bang Bang Club e fotógrafo do The New York Times. Conhecido pela seu fanatísmo pelas guerras, tem sede de documentar as vidas, fatos e acontecimentos históricos.

João Silva é ainda mais conhecido pela superação e história. Dia 23 de outubro, durante uma de suas aventuras fotográficas de guerra, no sul do Afeganistão, pisou em uma mina e ficou gravemente ferido. João teve suas duas pernas amputadas. E mesmo enquanto estava ferido, continuou a fotografar. No final de Julho de 2011 - após passar por um longo processo de readaptação motora com próteses - voltou a trabalhar como fotojornalista. Força e coragem são duas palavras que descrevem perfeitamente esse fotógrafo.