terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fotógrafo é impedido de fotografar em área externa de museu

janeiro 24, 2012 | por Cid Costa Neto

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte / Reprodução
Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte - cujo conjunto arquitetônico compreende casarão secular construído em 1883, sede da antiga Fazenda do Leitão - segundo consta no site da prefeitura, tem como finalidade "tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade". 

Esse principio, no entanto, foi colocado em questão no ultimo sábado (21), quando o fotógrafo Fernando Reis, foi impedido por seguranças da instituição de realizar um book de gestante, nas áreas externas do museu, onde são abrigados exemplares históricos do bonde elétrico e da locomotiva a vapor, que já foram utilizados na capital mineira. 

"Ao chegar com o equipamento, o segurança disse que precisava pegar autorização. Ao me dirigir a secretaria, fui informado da taxa" - relatou Reis.

A Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto – AAMHAB, "uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar a participação da comunidade nas atividades do Museu", tem cobrado desde o início do mês de Janeiro, uma taxa de R$100,00 para autorizar a fotografia nas áreas externas do museu, sejam elas para fins pessoais ou comerciais.

Segundo Roger Vieira, responsável pela administração da área externa da instituição, as taxas são utilizadas para manutenção e ações que beneficiam o museu.

Antigo bonde em exposição da área externa do museu (Foto: Angelo Avila / Agência Geraes)


Um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, há muitos anos o museu serve de cenário para ensaios fotográficos de profissionais e amantes da fotografia. Qual a sua opinião a respeito dessa limitação ao espaço público? Deixe seu comentário.