quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Kodak pode estar prestes a falência

janeiro 04, 2012 | por Cid Costa Neto

Sede da Kodak em NY / Foto: Thomas Belknap
A Kodak, uma das principais empresas de equipamentos fotográficos da história, fabricante da primeira câmera a utilizar filme de rolo e também a primeira câmera de fole dobrável, pode estar prestes a pedir falência.

Segundo notícia publicada no site do Wall Street Journal nesta quarta-feira (4), há um problema com patentes que poderiam causar um rombo de 1 bilhão de dólares e uma alternativa seria a venda das mais de 1000 patentes que a empresa detém.

A crise na Kodak não é recente. Desde a década de 1990 a empresa sofre pela procura acelerada por câmeras digitais e a baixa demanda por filmes fotográficos e câmeras analógicas, obrigando a empresa a investir em novas tecnologias. Ironicamente, a empresa foi responsável também pela criação da primeira câmera SLR digital, a Kodak DCS 100, em 1991.

Em setembro do ano passado a ameaça de falência já assombrava seus acionistas. Enquanto uma única ação valia 90 dólares em 1997, no ano passado chegou a 64 centavos. As ações da empresa teriam despencado após ser divulgada a notícia de que a companhia contratou os serviços da firma de advogados Jones Day, especializada em processos de reestruturação.

Em Novembro a empresa vendeu a sua tecnologia de sensor de imagem (ISS) para uma empresa de capital privado chamada Platinum Equity. Em Dezembro foi feita uma reestruturação e uma divisão de 194 anos de existência que fabricava gelatina também foi vendida. Após as mudanças, as ações chegaram a subir 20%, mas os valores atuais não têm superado U$1,00 e caso a Kodak não consiga aumentar o valor de suas ações no prazo de seis meses, poderá ser excluída da Bolsa de Nova York.

Fontes: R7 e Época Negócios