terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lançamentos pré-CES 2012

janeiro 10, 2012 | por Rodrigo Jordy

Todo ano tem muita novidade reservada para o mês de janeiro graças à CES que começa hoje. Só a Fuji lançou 27 câmeras no mesmo dia gerando um inchaço desnecessário mas, de relevante mesmo, o fato de ter criado versões muito parecidas de suas superzoom movidas a pilha, agora também a bateria e, com isso, a HS20 ganhou duas substitutas: As HS25 (pilha) e HS30 (bateria).

Fuji HS25 e HS30 lado a lado
Mas o lançamento mais sensacional da Fuji foi a sua mirrorless X-Pro1 com um design bem semelhante aos outros modelos da sua série X (X10 e X100), sensor CMOS APS-C de 16MP, uma nova baioneta Fuji X, viewfinder híbrido que pode ser óptico ou eletrônico de acordo com a vontade do usuário e as primeiras objetivas desenvolvidas para este sistema são: 18mm f/2, 35mm f/1.4 e 60mm f/2.4 macro.

Fuji X-Pro1 e suas objetivas/Gizmodo
Outro lançamento que promete muita discussão e polêmica por estar inaugurando mais um nicho na fotografia (que sempre custam caro) é a Canon G1 X. Uma verdadeira compacta com objetiva 4x de zoom  que vai de 28 a 112mm com um sensor CMOS de 14MP de dimensões maiores que o 4/3, é quase um APS-C! A abertura é 2.8-5.8 e o design é praticamente o mesmo de toda a sua série G. será que esta categoria de câmeras é necessária? Será que ela é o que todos os fotógrafos esperaram por anos? será que é desnecessária e muito cara?

Canon GX1 promete muita discussão
Por fim, a poderosa reflex Full Frame Nikon D4. Um espetáculo de câmera, e que já teve suas características detalhadas na postagem do João Goffredo aqui. Para acompanhar, a Nikon lançou uma nova objetiva: A nova AF-S 85mm f/1.8 G, a exemplo da sua 50mm f/1.8 que também ganhou uma versão AF-S há pouco tempo.

Nova objetiva AF-S 85mm f/1.8/Divulgação
Fontes: Gizmodo
            Übergizmo
            What Digital Camera
            Digital Versus