segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Máquina do tempo: Polaroid 600

janeiro 02, 2012 | por Cid Costa Neto

Supercolor 600 / Foto: Pigeonhole
Polaroid 600 é uma série de câmeras de filmes instantâneos muito populares e relativamente baratas, fabricadas entre as décadas de 1980 a 1990 e que teve alguns lançamentos também durante a década de 2000. Quando alguém comenta sobre câmeras Polaroid, as vezes mesmo sem saber, muito provavelmente está se referindo a algum modelo dessa série.

Eram utilizados packs de filmes com baterias integradas que revelavam imagens de 79 milímetros quadrados com uma borda branca. Demorava cerca de três minutos para desenvolver plenamente 21 ° C. A sensibilidade ISO era 640. 

Polaroid Coca-Cola / Foto: Lash Tan
A maioria dos modelos tinha lentes de plástico com um foco fixo de aproximadamente 2 metros e apesar de funcionalmente idênticas, variavam muito de cores, nomes e etiquetas de acordo com o território de mercado. Vários modelos foram fabricados em edições limitadas, com temáticas de ícones da cultura popular, como a Barbie ou feitas como itens promocionais corporativos e que hoje têm grande valor para colecionadores.

Polaroid 600 One

Polaroid 600 One
No final de 2009 a Polaroid anunciou que voltaria a fabricar uma série de produtos que estavam fora do mercado há anos. Dentre eles, alguns modelos de câmeras e filmes instantâneos. Em 2010 a Polaroid 600 One, foi relançada com design de Paul Giambarba, flash embutido e um pequeno monitor LCD para mostrar a contagem de fotos. A camera vinha ainda acompanhada de uma caixa de filmes instantâneos. O modelo original, lançado em 2001 talvez tenha sido o modelo com as linhas mais elegantes da série.


Fontes: