quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Palestra com Eugênio Sávio em Belo Horizonte

janeiro 11, 2012 | por Resumo Fotográfico

O projeto Língua Afiada recebe nessa quinta-feita (12), no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, o jornalista e fotógrafo Eugênio Sávio.

Eugênio Sávio fala sobre o bom momento da fotografia brasileira atual e mostra obras dos principais artistas do país. A fotografia foi reconhecida na apresentação da pesquisa de Daguerre, na Academia de Ciências de Paris, no dia 19 de agosto de 1839, ano da invenção do daguerótipo. Poucos meses depois do lançamento da nova invenção, em janeiro de 1840, o aparelho chegou ao Brasil, por iniciativa do jovem Imperador Dom Pedro II, um apaixonado pelas fotos e pelas novas inovações. No Brasil, comemora-se o dia do fotógrafo em 8 de janeiro. Certamente, a data se refere à chegada do daguerótipo no país. Mundialmente, o dia da fotografia é comemorado no dia 19 de agosto.

Eugênio Sávio é jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC Minas desde 1988. É fotógrafo colaborador das revistas da Editora Abril: Veja, Placar, Exame, Capricho e outras. Participou de exposições em diversas cidades no Brasil e no exterior.

A palestra acontece a partir das 19:30h. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: linguaafiada@mmm.org.br


Fonte: Guia Entrada Franca