terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resolução alta, muitos megapixels: Você precisa disso?

janeiro 31, 2012 | por Rodrigo Jordy

A primeira informação que vem à mente de quem vai comprar uma câmera é a da resolução. Ela está lá em destaque em 90% dos anúncios de câmeras em lojas, encartes ou qualquer outra forma de propaganda e invariavelmente leva os clientes a associarem esta informação como uma garantia de qualidade, quanto maior a resolução, melhor é a câmera. Será?

Canon A700, câmera de 6MP que me acompanha até hoje/CNET
A Sony acaba de lançar uma câmera com resolução de 18 megapixels. DEZOITO! Até hoje não me desfaço das minhas compactas de 6 e 8 megapixels e no final da matéria saberão porquê. Peguei este exemplo da Sony pois ele é sintomático, são as câmeras compactas de resolução mais alta já lançadas até hoje e, na cabeça do grande público, são as melhores câmeras, mas este grande público nem sabe o que é megapixel, o que é resolução. Megapixel é apenas uma unidade de medida, é o tamanho da foto, quanto maior o megapixel, maior será sua foto e há um contraponto nesta história que é o sensor: Quanto mais megapixels enfiarem nele, PIOR ficará a imagem gerada por ele.

Sony TX200, a câmera de 18 megapixels/Main Informática
Uma foto de aproximadamente 2 megapixels em formato 16:9 com tamanho de 1920x1080 pixels já preenche totalmente a tela de um computador ou de um monitor de TV Full HD e a grande maioria das pessoas não imprime suas fotos, é apenas para visualização no computador, então não precisariam de mais de 2MP a não ser que queiram imprimir um poster ou até um outdoor. Mas, se quiserem fazer recortes na foto, seria preciso uma maior resolução senão a foto seria arruinada, então, acho que 10 ou 12 megapixels já são mais do que suficientes para isso.

Canon A590, a compacta que uso no dia-a-dia e possui resolução de 8 megapixels/Camera versus camera

Assim fica fácil entender porque muitas pessoas compram novas câmeras mas percebem uma qualidade inferior às suas antigas, então por que as fabricantes de câmera produzem a cada ano modelos com resolução cada vez maior? Elas precisam vender a ideia que foi plantada de que quanto maior o número de megapixels, melhor é a câmera. E aí, devo me desfazer das minhas câmeras de 6 e 8 megapixels?