quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Câmera twin-lens criada com Lego

fevereiro 23, 2012 | por Cid Costa Neto


Há quase um ano, publiquei aqui no blog um artigo sobre câmeras criadas com peças de Lego. Até então, eram modelos simples, que se assemelhavam muito as pinholes que conhecemos. O fotógrafo norueguês Carl-Frederic Salicath, no entanto, levou a brincadeira a um nível mais alto.

Ainda no ano passado, ele criou um modelo de câmera de grande formato utilizando peças de Lego, uma lente 127mm comprada por $40 no eBay, um suporte para filme e uma placa de vidro. A qualidade das imagens é impressionante e podem ser vistas em postagem no seu site.

Dessa vez, Carl decidiu criar uma  twin-lens, câmera com duas lentes, como as famosas Rolleyflex e Yashicaflex. Para esse projeto, ainda mais complexo, foram utilizadas além das peças de lego, placa de vidro, espelho e lentes retiradas de um binóculo.



Para suporte e guia dos rolos de filme foi utilizado um kit Lego com colchetes e hastes. Há também uma trava de rebobinamento que impede o filme de desenrolar-se:



Para quem tiver interesse em saber mais e até mesmo criar sua própria câmera com Lego, Salicath tem uma descrição bem detalhada de como foi a construção da câmera em seu blog.

Fonte: PetaPixel