sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crise da Kodak afeta países da América Latina

Segundo informações da agência ANSA, uma fábrica da empresa Eastman Kodak, localizada na cidade de Zapopanno, no México, anunciou nessa sexta-feira (24) que irá por fim em suas operações até Novembro deste ano e 350 de seus 500 funcionários serão demitidos. Atualmente, a fábrica mexicana produz apenas câmaras descartáveis e filmes.

Antonio Gutiérrez, diretor geral da filial, afirmou que a empresa tem planos de realizar a manufatura em outro local e prometeu dar apoio aos empregados que forem demitidos, ressarcindo-os, conforme a lei trabalhista.

"É uma transição difícil e temos que apoiar as pessoas até onde pudermos, e a melhor maneira de fazê-lo é informar-lhes a notícia com tempo para que tenham margem de assimilá-la e fazer um plano de vida" - explicou Gutiérrez.

No Brasil, segundo informações do jornal Valor Econômico, a crise da Kodak já resultou em drástica redução das operações no país. Na cidade paulista de São José dos Campos, a empresa que já ocupou 24 prédios de um complexo de 800 mil metros quadrados, utiliza hoje apenas dois edifícios. As demais instalações foram transformadas em um centro empresarial, alugado a outros condôminos. A empresa que já possuiu 500 funcionários em uma época de prosperidade, conta atualmente com apenas 40.

Com a decisão de encerrar a produção de câmeras digitais, a companhia deve pôr fim ao contrato de terceirização no Brasil. A rede Kodak Express, que em 2008 chegou a ter mil lojas, definhou e deixou, aos poucos, de ter relações comerciais com a empresa.

Desde 2003, a Eastman Kodak já fechou 13 fábricas no mundo além de 130 pontos de operações de revelação e impressão fotográfica.

Câmeras descartáveis Kodak / Foto: Frank Perry / AFP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. É mais triste saber que a Kodak está deixando de produzir os filmes do que saber que deixou de fazer as câmeras digitais. Sem contar todos os livros já publicados e os milhôes de funcionários.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil