terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fotojornalista é demitido por manipulação em fotos

Na quarta-feira da semana passada (1), o fotojornalista Bryan Patrick do periódico norte-americano Sacramento Bee, foi suspenso do trabalho após ter sido descoberto que uma de suas fotos publicadas foi manipulada digitalmente.

A foto tirada durante o Galt Winter Bird Festival, mostra uma garça da neve prestes a pegar um pequeno sapo no bico de uma segunda garça. A imagem, no entanto, é o resultado de uma fusão de duas imagens,  onde na segunda, o sapo era mais visível. Como resultado, a foto publicada mostrava elementos repetidos das plantas. O jornal publicou uma nota em seu site comunicando o ocorrido e desculpando-se com seus leitores.


No sábado (4), após investigar o trabalho do fotógrafo, o jornal anunciou a descoberta de outra manipulação feita por Patrick, que foi demitido no dia anterior. 

Em 2009 uma fotografia feita durante um incêndio em Auburn foi publicada no jornal sem alterações. Ao submeter a mesma foto a um concurso de fotojornalismo, o San Francisco Bay Area Press Photographers Association, o fotógrafo sutilmente ampliou as chamas na fotografia e modificou as áreas com sombras. Um e-mail anônimo enviado para o jornal na quinta-feira lançou as suspeitas sobre a fotografia.


Enquanto alguns leitores manifestaram-se através do site, surpresos pela atitude do fotógrafo - citanto inclusive que a fotografia já era boa o bastante sem edição - outros disseram se tratar de pequenas alterações, que não mudariam o registro do momento. Um leitor chegou inclusive a criticar o jornal por expor o seu funcionário, sugerindo que a questão deveria ter sido resolvida internamente.

Fonte: The Sacramento Bee (via PetaPixel)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil