quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Kodak e a Nascar

fevereiro 29, 2012 | por Cid Costa Neto


Poucos sabem ou ainda se lembram, mas a Kodak, empresa pioneira em fotografia, já teve uma sólida parceria de patrocínio com a categoria de automobilismo mais popular nos Estados Unidos, a NASCAR. Seus carros já foram vitoriosos em 14 corridas, das quais, quatro vezes a tradicional Daytona 500. Três delas foram com o carro número 4 da equipe Morgan-McClure Motosports, pilotado por Ernie Irvan (1991) e Sterling Marlin (1994 e 1995). A quarta vitória veio mais de 10 anos depois, em 2008, com o carro número 12 da equipe Penske, pilotado por Ryan Newman.

O carro de número 4, pilotado por Irvan e Marlin tornou-se bastante popular nos Estados Unidos, ao ponto de diversos modelos miniaturas (em diferentes escalas), serem fabricados na época. Era possível encontrá-lo inclusive em pistas de autorama. O amarelo e vermelho da Kodak, além de ser facilmente identificado nas pistas, espalhava-se rapidamente entre os aficionados por automobilismo.

A empresa chegou ainda a estampar sua logo no carro da equipe da IRL da Penske, mas em 2008, no entanto, devido a crise financeira, anunciou que não renovaria o contrato, concluindo também o patrocínio de 22 anos com a NASCAR.