segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Máquina do tempo: Rollei 35

Foto: Collection Appareils
Lançada no mercado em Novembro de 1966, o modelo foi por muitos anos a menor câmera 35mm do mundo. Verdadeiramente revolucionária para a época, era muito bem construída e com uma lente bastante nítida. Foram produzidas cerca de 2 milhões de unidades ao longo de 30 anos.

O projeto surgiu ainda em 1962, quando em seu tempo livre, trabalhando em sua própria sala de estar, Heinz Waaske fez os primeiros desenhos técnicos da câmara, cujos protótipos foram fabricados pela empresa alemã Wirgin.

Foram fabricadas diversas variações de modelos, porém, todos compartilhavam a mesma alta qualidade e design. As diferenças são identificadas, principalmente, em termos das objetivas, sistemas de medição e acabamento. Dentre as lentes utilizadas, estavam a Zeiss Sonnar 40/2.8, a Zeiss Tessar 40/3.5 e Zeiss Triotar 40/3.5.

O acabamento da maioria dos modelos varia entre cromado e preto. É possível, entretanto, encontrar edições especiais comemorativas, com acabamento em platina, como na edição especial de 1986 ou em ouro, como das edições comemorativas de aniversário da marca, em 1979 e 1995.

Modelo comemorativo de 60 anos da Rollei
Foto: LiveAuctioneers
Modelo comemorativo de 75 anos da Rollei
Foto: LiveAuctioneers

Fontes:
  1. Rollei 35. Wikipedia
  2. The original Rollei 35. Rolleiclub
  3. Rollei 35 SE. Camera Quest
  4. Rollei 35 Classic" Gold-plated Special Edition. LiveAuctioneers
  5. Rollei 35 S 24 Carat Gold, 1979. LiveAuctioneers

COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. BOM DIA
    EU TENHO UMA MAQUINA ROLLEI 35 E GOSTARIA DE SABER SE HÁ MERCADO PRA VENDA DESSA MAQUINA USADA? E POR ONDE PODERIA COMEÇAR A PROCURAR ALGUÉM PARA INICIAR ESSA MINHA VENDA? POIS SOU COMPLETAMENTE LEIGA NESSE ASSUNTO DE MAQUINAS ANTIGAS.
    AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    LUCIMARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimara. Há sim mercado para esse tipo de câmera. Muitos colecionadores e entusiastas podem ter interesse. É possível encontrar esse modelo a venda por 340 Reais no MercadoLivre e a partir de 135 dólares no eBay. Os valores vão variar de acordo com o estado de conservação e o modelo da câmera. Se for a Rollei 35 SE, por exemplo, o valor pode chegar a pouco mais de 500 dólares.

      Você pode criar uma página de venda no próprio MercadoLivre ou em sites como o OLX e Bom Negócio e anunciar a venda em grupos de fotografia (no Facebook há vários deles). Outra opção é levá-la a uma loja de fotografia e colocá-la em venda consignada, mas nesse caso a chance de venda é menor, pois as lojas pouco se esforçam para isso.

      Excluir
    2. Muito obrigada Cid, vou anunciar nesses sites.