sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nikon D800

fevereiro 11, 2012 | por J.Goffredo

Nikon D800 / Divulgação
Depois de muito esperada e pedida por seus usuários, a Nikon anunciou no início da semana, a D800. Há muito tempo os fãs da marca pediam uma câmera de alta resolução mais barata - como a D700 representou para a D3 - e chegaram a pedir uma D700x, com o sensor da D3x. Mas a Nikon não atendeu. Talvez por esse motivo, mais os recursos de vídeo, a Canon 5D Mk II tenha sido um grande sucesso. Os fãs da Nikon pediam uma câmera para competir com a rival. Agora a Nikon lançou o que se pode chamar de "5D Mk II killer".

A Nikon D800 é a câmera com a maior resolução já lançada até o momento sem ser médio formato. O sensor full frame tem 36.3 Mega pixels e pode fotografar no modo DX com 15.6 Mega pixels, um pouco menos que a D7000. Então pode-se esperar um desempenho em qualidade de imagem, na pior das hipóteses, igual ao da D7000.

Ela vem em duas versões, a D800 com filtragem para evitar Efeito Moiré e a D800E, sem esta filtragem, o que teoricamente aumenta a definição da imagem.

Na realidade, a D4 e a D800 compartilham muita tecnologia, como o sensor de autofoco, o sensor de medição de luz com 91 Kpixels, o LCD, modos de medição etc, tendo como grande diferença o propósito de uso, o que implica em um grande frame rate, alta sensibilidade, tamanho físico maior etc, para a D4, maior leveza, alta resolução etc, para a D800. Atualmente a D4 e a D800 devem praticamente formar par, tal como a D3s (e anteriormente a D3) fez com a D3x, com a diferença que a de mais alta resolução foi feita para se encaixar mercadologicamente em uma categoria abaixo, a da D700 e a Canon 5D Mk II.

Mas como não poderia deixar, o Nikon Rumors informou que a câmera poderia já estar pronta para entrar em produção há muitos meses. Talvez no primeiro semestre do ano passado, pelas cores nesta foto, que podem ser comparadas com o calendário de luzes do Empire State Building. Estas mesmas cores aparecem na seguinte página do site da Nikon. Mas se pode dizer que o ano de 2011 não foi muito bom para algumas das fábricas da Nikon, com o terremoto no Japão e a inundação na Tailândia. Talvez isso tenham atrasado o lançamento.