domingo, 5 de fevereiro de 2012

A senhora indignada de Robert Doisneau

La Dame Indignée (A senhora indignada), 1948


Embora a imagem mais famosa de Robert Doisneu seja a Kiss by the Hotel de Ville, conhecida simplesmente como The Kiss (O beijo), sua grande obra é repleta de muitos outros registros emblemáticos.

Em 1948, a convite da LIFE Magazine, Doisneu realizou uma divertida série de retratos de transeuntes intitulada Un Regard Oblique (Um Olhar Oblíquo). O objetivo do ensaio era documentar a expressão das pessoas que paravam para olhar a vitrine de uma galeria de arte em uma das ruas de Paris - o inusitado da situação estava no quadro de nu feminino, considerado vulgar para a época. 

Com a câmera escondida em uma cadeira antiga em exibição, Doisneu flagrou momentos divertidíssimos e inusitados. A foto que mais gosto da série não é a que ficou mais conhecida, mas é a única que ganhou um título especial, "A senhora indignada". 

A espontaneidade captada na série "Um Olhar Oblíquo" permeia todo o trabalho de Robert Doisneu, cujo interesse sempre foi retratar pessoas comuns em situações comuns, o que fez com imensa genialidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil