domingo, 18 de março de 2012

O banho dos homens em guerra por Frank Horvat

março 18, 2012 | por Natália Nunes


Na galeria de sua página pessoal, Frank Hovart não dá nenhum detalhe sobre a foto acima. A descrição "Documentary Photo - Here and there (1954-89)" é simples e geral para todas as fotos da galeria, e nada mais é do que a condensação do título e subtítulo de uma ampla série de fotografia documental a qual ele se dedicou por vários anos. A imagem que escolhi faz parte de um grupo de fotos avulsas que não se encaixaram em nenhuma série, por isso Horvat as chamou de "Aqui e Ali" (tradução livre). Na introdução da galeria ele brinca: "(...) there have to be drawers labeled "various", just as there are clubs for singles..." 

A imagem chama a atenção por diversos motivos: a nudez é, com certeza, um dos primeiros. A situação surpreende, já que o registro é de um momento espontâneo do cotidiano de pessoas comuns. E como pessoas comuns podem ser extraordinárias! Homens nus em um cenário natural (o que remete imediatamente ao trabalho do Bruce Weber) ajuntam-se à margem das águas para refrescar-se - entretanto, esses homens são homens em luta, se militares ou paramilitares, não se pode dizer, mas o que se sabe é que tradicionalmente, homens das forças armadas, por exemplo, são conhecidos pela intolerância com minorias, pela homofobia, pela rigidez na conduta e nos hábitos. 

Mas o que Horvat nos mostrou foram soldados desnudos, tranquilamente próximos, muito próximos, uns aos outros, as roupas empilhadas, uma metralhadora montada e preparada - e ninguém sequer olhando para trás.