sexta-feira, 9 de março de 2012

A primeira câmera de Elmo Alves

março 09, 2012 | por Cid Costa Neto

Elmo e sua primeira câmera / Auto retrato
O fotógrafo e professor universitário Elmo Alves, atual Presidente do Fotoclube BH, é conhecido por ser um grande colecionador, pesquisador e entendedor de câmeras antigas. Mesmo em plena era digital, se mantem fiel ao filme.

No ano passado, durante a Semana da Fotografia de Belo Horizonte, Elmo exibiu a série Trinta e seis 6x6. Em parceria com Alexandre Fonseca, foram exibidas 36 fotos produzidas no período de 2007 a 2011, utilizando apenas filmes no formato 6x6 em diferentes técnicas e também diferentes tipos de câmeras.

Não sei dizer exatamente qual foi a primeira câmera, visto que fotografava com as de meu pai desde menino. Mas posso considerar a primeira que eu tenha comprado e que foi a mais significativa, uma TLR, a Yashica 635.

Foi em visita a um ferro-velho de material de telecomunicações, depois de rodar sem achar nada que prestasse vejo uma câmera antiga sobre uma antiga geladeira, num canto sujo do escritório do Zé Chinelo – assim era tratado o proprietário do estabelecimento. Chinelo não hesitou em dizer que custaria R$ 30,00 a beldade. Quando verifiquei que a câmera não abria o capuxão, Chinelo pegou logo uma suja chave de fenda para forçar a abertura. Diante do meu protesto, ele me entregou a câmera e, ao conseguir abrir o visor, me apaixonei pela linda imagem no despolido, que nada mais era que Seu Zé Chinelo, sentado numa cadeira com um certo olhar desinteressado.

Ao comprar essa câmera, que estava funcionando perfeitamente, comecei a me interessar mais por fotografia. A luta para conseguir filmes 120, e para retornar à prática da revelação (que eu havia largado já há alguns anos) retornou com um interesse mais amadurecido. Nos passeios que começaram a ficar mais freqüentes às feirinhas de antiguidade fui encontrando acessórios para a câmera. Filtros, parassol, manual, punho, kit para uso de filme 35 mm, etc. Hoje ela repousa entre várias sendo a primus inter pares. Sempre útil, sempre magnífica e cada dia mais importante pra mim.

A Yashica 635 é um modelo de câmera twin lens reflex (reflex de duas lentes) lançada no mercado em 1958. Uma de suas particularidades, é a possibilidade de utilizar tanto filme 120, quanto 35mm, bastando apenas um kit adaptador.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Elmo Alves, acesse: elmoalves.com.br