sexta-feira, 23 de março de 2012

A primeira câmera de Tibério França

março 23, 2012 | por Cid Costa Neto

Professor de fotografia na Escola Guignard em Belo Horizonte, Tibério França atua em várias frentes em prol da fotografia mineira e brasileira. É graduado em Comunicação Visual pela FUMA (hoje UEMG) e cursou Fotografia no Istitutto Europeo di Design, em Milão, Itália. Já participou de várias exposições individuais em Minas Gerais, Brasil e exterior, além de participação em livros e publicações diversas. 

"Minha primeira câmera foi uma Olympus OM10. Eu trabalhava como desenhista numa empresa de projetos e quando sai, fiquei com a câmera do meu chefe como arte do acerto trabalhista. A OM10 era semi-automatica, mas se tornava manual com um acessório para o ajuste da velocidade. Tinha ainda 3 objetivas (28, 50 e 135mm) e um pequeno flash acoplável. Fiquei com ela por cerca de um ano, quando troquei por uma Nikon F2AS, que me acompanhou por mais de 12 anos. Depois comecei a trabalhar com médio e grande formato e dei essa Nikon para meu melhor assistente na época. Ainda tenho câmeras 35mm e de grande formato, raras vezes utilizadas."

Foto: Martin Taylor / Flickr
A OM10 é uma câmera de baixo custo, lançada em 1979 e aceitava a linha completa de lentes e acessórios da série OM. Foram vendidas várias unidades, até que a produção cessou em 1987.  Muitas delas são utilizadas ​​ainda hoje.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Tibério França, acesse sua página no Artmajeur.