domingo, 1 de abril de 2012

Cradle por Sarah Rose Smile

abril 01, 2012 | por Natália Nunes


As evocações simbólicas dessa imagem são incríveis. Mesmo que o observador não seja um conhecedor das teorias psicanalíticas, por exemplo, é muito provável que, ainda assim, associações envolvendo temáticas psicológicas da psicanálise surjam na mente de quem veja essa foto: a conflituosa relação entre objeto de amor e o sujeito que ama, as relações especulares, persona e sombra, a dissociação psíquica, a perversão e etc. Mesmo que esses conceitos não sejam claros, a essência deles, já tão difundida em livros, filmes, pinturas, é captada de alguma forma.

Essa foto de Sarah Rose Smiley é tremenda porque consegue mobilizar questionamentos, porque induz à reflexão, isso depois de causar certo estranhismo, certo incômodo por sua apresentação sombria e por seu tema, apesar de dar margem a várias interpretações, ser intenso. 

A primeira vez que vi essa foto, pensei que fossem duas mulheres, o que me levou a pensar na simbiose de certas relações, em como as pessoas parecem se possuir, se devorar. Essa é ainda uma das interpretações que essa imagem mais evoca em mim.