sábado, 21 de abril de 2012

Fotografia e design gráfico na Rússia

abril 21, 2012 | por Resumo Fotográfico

A Associação Latino Americana Russa (Alar) está com as inscrições abertas para os cursos de verão da Universidade Politécnica de São Petersburgo, na Rússia. Entre as opções de estudos no país localizado no norte da Eurásia estão o de Fotografia com Ênfase em Antropologia Visual, e o de Design Gráfico e Comunicação Visual. As aulas serão de 9 a 20 de julho, em inglês, e têm como objetivo proporcionar aprimoramento profissional em ambiente cultural bastante diferente do Brasil.

O investimento é de R$ 510 Euros, além de passagem, estadia e alimentação. O prazo para inscrição segue até o dia 15 de maio.

Durante o curso com ênfase em antropologia, serão discutidos aspectos técnicos da fotografia, como composição, ângulo, velocidade e cor. O conteúdo inclui história, fotografia artística, autores notórios e seus trabalhos. As aulas práticas contarão com saídas fotográficas para produção de imagens de eventos culturais e em locais diversos de São Petersburgo, também conhecida apenas como Piter (Пи́тер), incluindo pontos não tão famosos e a vida underground da cidade.

Estão programadas visitas a fábricas de cerâmica, ao Festival Popular Anual e a uma comunidade artística que reside em vila próxima da cidade. Após cada sessão de fotos, haverá discussões sobre o material capturado, o qual será utilizado em aulas práticas de tratamento de imagem. São requisitos câmera fotográfica digital SLR, conhecimento básico das especificações técnicas da câmera e computador portátil com o programa Adobe Photoshop instalado.

Design Gráfico e Comunicação Visual

A segunda opção de curso, Design Gráfico e Comunicação Visual, propõe aos participantes um novo entendimento sobre o contexto atual da mídia impressa e do posicionamento de marca. Uma das metodologias utilizadas é a observação de coisas simples e ordinárias como ferramenta para a produção de novas imagens e formas. Outras atividades são análises detalhadas de projetos profissionais e aulas de campo para registrar com fotos ou desenhos a natureza, construções e paisagens de São Petersburgo.

O curso é baseado no entendimento do design gráfico como ferramenta do contínuo processo de desenvolvimento de empatia entre cliente, consumidor e organização. São requisitos o conhecimento básico ou intermediário em design gráfico (identidade corporativa, infográficos e publicidade), conhecimento básico em Adobe Photoshop e Illustrator (qualquer versão CS), computador portátil com Adobe Photoshop, Illustrator e qualquer software de Font Manager e câmera digital. Saiba mais acessando www.faculdadesrussas.com ou ligue para (41) 8493-2507 e 3387-8791.

Politécnica de São Petersburgo
Fotos: Divulgação
Publicado em: