domingo, 8 de abril de 2012

Heaven to Hell, a Pietá de David LaChapelle


A Pietá é a cena de morte mais representada no mundo da arte, o tema de Maria segurando o corpo morto de Jesus depois da crucificação foi representado por diversos artistas como El Greco e van Gogh, mas, sem dúvida, a pietà mais famosa é a esculpida em mármore por Michelangelo Buonarroti em 1499, chamada de Pietà do Vaticano.

Em setembro de 2007, o fotógrafo David LaChapelle, em parceria com sua amiga e viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, fez a sua versão da pietà. A imagem foi muito criticada, o que é de praxe no trabalho de LaChapelle, porque os fãs do falecido líder do Nirvana acharam que Courtney estava usando a morte do marido para se promover. Polêmicas à parte, LaChapelle garante que Courtney e ele não combinaram que o Jesus da cena se pareceria com Kurt, o figurante era o namorado de David na época. Para quem tiver curiosidade sobre como foi o processo de criação da imagem, indico a leitura da entrevista de LaChapelle que está em seu My Space. Também vale a pena conferir o vídeo do Making of.

Resolvi colocar essa foto, embora muito conhecida, em homenagem ao Kurt Cobain, já que no dia 5 de abril  fizeram 18 anos desde a sua morte, e também por causa da Páscoa: o feriado celebrado pelos cristãos marca, na Sexta-feira da Paixão a morte de Jesus, enquanto que o Domingo de Páscoa, hoje, dia 8 de abril, simboliza a ressurreição do Messias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. axei incrivel vc ter conciliado o aniversário de morte do Kurt com a Páscoa! sério.
    e o post me apareceu em boa hora! rs

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil