sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Nikon exagerou?

abril 20, 2012 | por J.Goffredo

Nikon D800 / Divulgação
A Nikon lançou recentemente duas grandes câmeras: a D4 e a D800. Elas estão dando o que falar e eu me pergunto: "Será que a Nikon exagerou com a D800?"

No início muita gente criticou falando que a imagem da D800 devia ser ruim ou muito ruim, pois tinha uma densidade muito alta de pixels, mas uma das primeiras coisas que pensei é que ela deveria ser, no mínimo, comparável com a D7000, que tem uma qualidade de imagem muito boa, pois ambas têm quase a mesma densidade.

Eu acreditava que seria melhor que a D7000, pois foi criada depois, podendo se beneficiar de algumas melhorias tecnológicas, e a densidade de pixels era um pouco menor. Todas as opiniões de quem pode usar uma são de excelente para cima, portanto eu tinha razão.

A D800 é a câmera com a maior faixa dinâmica no mercado, superando a Nikon D3x, que reinou por um bom tempo e as outras poucas que superaram a D3x, como a D7000. O novo modelo possui uma das melhores relações sinal/ruído atualmente, perdendo somente para a D3s e a D4 para ISOs altos, e não por muito, segundo os testes do DXOMark, que determinam as classificações de qualidade de imagem da industria de câmeras e lentes. Ela venceu a D700 e a D3. Em um teste fotografando em 36 Mp e reduzindo a resolução para 12 Mp, ela chegou a vencer a D3s, segundo comparação feita por Cary Jordan.

Nikon D800 x D3s x D7000 por Cary Jordan / Nikon Rumors


Com muitos recursos de gravação de vídeo, alta resolução e preço competitivo com a Canon 5D Mk II, de certa forma ela é uma "Canon 5D Mk II killer". E pelos resultados da Canon 5D Mk III no DXOMark, a D800 também parece ser uma "Canon 5D Mk III killer"

A D800 tem 36 Mp, 50% a mais que a Nikon D3x, que foi por um bom tempo a SLR Full Frame da maior resolução. Ela tem resolução bem próxima da maioria das câmeras de médio formato, que é na ordem de 40 Mp (37 a 41 Mp). Tem uma quantidade enorme de acessórios, lentes etc, sendo que as  lentes são mais baratas, mais leves etc. Com o preço de uma câmera de médio formato barata (Pentax 645d, cerca de 10 mil dólares só o corpo), dá para comprar uma D800 e um bom conjunto de lentes. Tem maior sensibilidade e faixa dinâmica do que todas as câmeras de médio formato atualmente no mercado. Segundo o DXOMark ela só perde em profundidade de cor para duas médio formato, que tem digitalizadores de 16 bits, superando muitas outras que também usam digitalizadores de 16 bits (O digitalizador dela é de 14 bits.).

Assim a Nikon entrou no mercado das médio formato sem lançar uma câmera médio formato. Talvez a D800 seja uma "médio formato killer". O que talvez salve um pouco as médio formato seja a dúvida se muitas das lentes responderão bem a toda esta resolução. E tudo isto por apenas 3 mil dólares.

Alguém mais tem dúvidas que a Nikon lançou uma câmera à frente do seu tempo? Que a Nikon exagerou?