segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os limites da "lente do kit"

abril 23, 2012 | por Alex Teixeira

Olá Pessoal! depois algum tempo sem postar, hora de abordarmos um assunto pouco falado por aí afora. Muitos artigos falam sobre as vantagens da compra de uma câmera DSLR, porém poucos avisam que esse é apenas o inicio de uma série de gastos, principalmente para aqueles que tendem a seguir carreira na fotografia. Com o intuito de ajudar aqueles que estão ou passarão futuramente por esse "drama", esse artigo falará um pouco sobre a famosa "Lente do Kit 18-55mm". Muitas coisas são possíveis com essa pequena peça, que vai ajudar você a se descobrir, a entender melhor sua câmera nova. Diversas são as perspectivas para essa lente, que por incrível que pareça, é muito mais útil do que parece e muito mais subestimada do que deveria.

A lente

Conhecida como "lente do kit" a 18-55mm é quase unanimidade nas câmeras DSLR atuais, sejam elas mais simples ou mais sofisticadas. Pode ser classificada como uma grande-angular/zoom. Zoom esse equivalente a 3x numa câmera de bolso por exemplo. Alguns modelos vêm com estabilizador de imagem, que é ótimo para as pessoas que ainda estão se acostumando o peso na nova câmera, pois assim a tendencia de uma foto sair tremida por balançar a câmera na hora do aperto do botão é menor. Seu foco automático é rápido na maioria das vezes, pois como não chega a grandes distancias, mesmo no foco manual não é difícil fotografar em situações que exigem um pouco mais de destreza.

No dia-a-dia

Ótima! Uma boa opção para ser deixada sempre em sua câmera, visto que não a deixa robusta como seria com uma tele-objetiva por exemplo. Com a lente do kit você estará apto a registrar qualquer coisa a qualquer hora do dia, inclusive levando ela consigo para onde for.

Foto: Alex Teixeira / Lente 18-55mm

Retratos

Complementando a opção acima, essa lente é ótima pra retratos. Apenas evite usá-la em 18-mm prefira sempre manter o zoom entre 35mm e 50mm afim de evitar a deformação do rosto da pessoa, pela grande angular da câmera. Procure brincar com os parentes e animais domésticos treinando principalmente usar o foco manual.

Foto: Alex Teixeira / Lente 18-55mm
Esportes

Esqueça. Aqui é um nicho onde com essa lente você irá apenas "registrar" mas não "participar" do evento em si. Fotografia de esportes em geral é preciso estar dentro do ocorrido mesmo sem estar. Tele-objetivas são essenciais para uma cobertura com mais qualidade e a lente do kit nesse caso, fica muito atrás.

Natureza

Nesse nicho irá variar um pouco, você quer paisagens? Nesse caso a lente do kit não vai te deixar não mão, visto que você precisa de amplitude e nitidez, com essa lente terá ótimas imagens, mas...Se o que quer é, fotografar pássaros selvagens dentre outros animais silvestres, você também precisara de uma tele-objetiva, pois aqui a distancia será fundamental para não afugentar os bichinhos e garantir uma boa foto.

Efeito Bokeh

Aquele efeito de segundo plano completamente desfocado, é possível ser feito com louvor com a lente do kit, será preciso apenas um pouco mais de atenção, levando em consideração que a abertura da lente 18-55m do kit é de apenas 3.5~5.6, comparadas as lentes de 50mm 1.4 ou 1.8 mais comumente usadas para alcançarem esse efeito de desfoque. O imprescindível nesse caso é buscar um angulo onde o primeiro plano tem uma cor diferente do segundo plano.

Foto: Alex Teixeira / Lente 18-55mm
Eventos festivos

Em aniversários ou casamentos, a unanimidade dos fotógrafos que fazem esse tipo de cobertura é uma lente de 24-70mm com abertura de f/2.8. Mas a lente do kit ganha quando é necessario uma amplitude maior de captação da cena. Os noivos no altar ou a hora do parabéns, são aqueles momentos onde é preciso ter uma cobertura maior do que acontece ao redor do assunto principal, sejam os noivos ou aniversariante.

Foto: Alex Teixeira / Lente 18-55mm

Como vimos muitas são as possibilidades da lente do kit. Ela não é das melhores mas resolve em muitas situações corriqueiras ou até em algumas de mais responsabilidade como casamentos. O que importa é que é uma ótima lente para quem está conhecendo a câmera que acabou de comprar e também muito boa para compor o pacote de um fotografo bem prevenido e que goste de imagens de qualidade.


Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente

Até a próxima e boas fotos!