quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quando sua câmera voa sem você

abril 05, 2012 | por Resumo Fotográfico

Essa semana, o blog Nikon Rumors publicou uma matéria realizada pelo fotógrafo convidado Frédéric Moix sobre o uso de drone (veículo aéreo não tripulado) para a realização de fotografias aéreas com baixa altitude.
Nos últimos anos viu-se grandes melhorias no campo do aeromodelismo por controle remoto, novas tecnologias, novas baterias, que tornaram possíveis que câmeras DSLR mais pesadas pudessem ser levantadas. Com essa "fotografia aérea de perto" ou "fotografia aérea de baixa altitude" é possível descobrir novos ângulos de visão por um custo inferior da clássica fotografia aérea, realizados por aviões e helicópteros.

  

Segundo Moix, o sistema de vôo pode ser dividido basicamente em três partes:
  1. O modelo controlado por controle remoto: Diferentes tipos estão disponíveis no mercado. A Mikrokopter parece ser uma das líderes na área. Foi utilizado para as fotos dessa postagem um octocopter (8 hélices).
  2. O corpo da câmera DSLR: Foi utilizada uma Nikon D7000 por ser uma câmera leve, sendo "levantável" pelo drone e uma lente grande angular.
  3. O suporte de câmera: Fixa a câmara ao drone e permite que ela se movimente em direções diferentes.

  

O sistema de chão é composto por:
  1. O piloto do drone e um transmissor de controle remoto.
  2. O fotógrafo com um outro transmissor pode mirar o assunto através dos controles do suporte de câmera (como citado acima) e até mesmo alguns dos movimentos do drone em si. Através do transmissor é também possível disparar a câmera, o que é preferível, a fim de evitar o uso de disparadores remotos convencionais que podem interferir com a transmissão e também a fim de ter tudo sobre o mesmo comando.
  3. Um monitor para transmitir o que está acontecendo no ar (o que a DSLR vê) - alimentação de visualização ao vivo, permitindo enquadramento adequado como se estivesse "a bordo".
  4. Uma dose sólida de experiência e confiança.

As ligações (comandos de pilotagem, disparo e alimentação VDO) entre o sistema de vôo e de controle de chão são basicamente um sistema de transmissão clássica de controle remoto, com um emissor e receptor VDO.

Na imagem à esquerda é possível ver o suporte que fixa a câmera à parte inferior do drone. Para a transferência de imagem em tempo real, foi utilizado o sistema transmissor remoto Nikon WT-5.

Veja abaixo um vídeo do drone em ação:



Fonte: Nikon Rumors