domingo, 29 de abril de 2012

Stephanie Seymour por Richard Avedon

New York City, 1992
Stephanie Seymour fez parte da geração de supermodelos dos anos 90, que teve nomes célebres como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Amber Valletta, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz.

A parceria entre Seymour e o badalado fotógrafo Richard Avedon foi profícua, para uma publicação da Vogue Itália de 1993, ela posou para a lente de Avedon em um longo e divertido ensaio no qual, em parte das fotos, aparece ludicamente subjugando um homem nu enquanto permanece elegantemente trajada. Entretanto, a foto mais marcante e provavelmente mais característica do trabalho de Avedon feita com Stephanie é essa de 92.

Apesar de o vestido deixar apenas o rosto descoberto e de ser em tecido negro, a transparência e a maneira como ele adere ao corpo delineia as curvas, os volumes. Mesmo vestida, a mulher tem sua nudez revelada - revelação que também faz por vontade própria ao levantar a barra da roupa expondo seu sexo. O fato de o sexo ficar explicitamente à mostra, apesar do restante do corpo estar discretamente coberto, dá a sensação de que ela está completamente nua. E a expressão do rosto de Stephanie é muito interessante porque contrasta com a eroticidade da cena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

2 comentários:

  1. Ou seja, nem sempre é o Fotógrafo que domina a cena. Por algumas vezes, a modelo faz a Fotografia e o Fotógrafo vira um mero coadjuvante no pressionar do botão da câmera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo completamente Anderson. A escolha da luz, enquadramento e a própria reação da modelo, que depende da ação do fotógrafo e da confiança que tem nele - principalmente em uma foto como essa - são questões que vão muito além da ação de um mero coadjuvante. Sem esquecermos ainda, que existe também a questão da ideia, a autoria da foto e todo o processo que existe por trás dela.

      Se existe um papel secundário nessa foto, seria o vestido, que pudesse, talvez, ser substituído por outro, mantendo a mesma essência da imagem.

      Excluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil