domingo, 29 de abril de 2012

Stephanie Seymour por Richard Avedon

abril 29, 2012 | por Natália Nunes

New York City, 1992
Stephanie Seymour fez parte da geração de supermodelos dos anos 90, que teve nomes célebres como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Amber Valletta, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz.

A parceria entre Seymour e o badalado fotógrafo Richard Avedon foi profícua, para uma publicação da Vogue Itália de 1993, ela posou para a lente de Avedon em um longo e divertido ensaio no qual, em parte das fotos, aparece ludicamente subjugando um homem nu enquanto permanece elegantemente trajada. Entretanto, a foto mais marcante e provavelmente mais característica do trabalho de Avedon feita com Stephanie é essa de 92.

Apesar de o vestido deixar apenas o rosto descoberto e de ser em tecido negro, a transparência e a maneira como ele adere ao corpo delineia as curvas, os volumes. Mesmo vestida, a mulher tem sua nudez revelada - revelação que também faz por vontade própria ao levantar a barra da roupa expondo seu sexo. O fato de o sexo ficar explicitamente à mostra, apesar do restante do corpo estar discretamente coberto, dá a sensação de que ela está completamente nua. E a expressão do rosto de Stephanie é muito interessante porque contrasta com a eroticidade da cena.