sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas para fotografar aniversários

maio 25, 2012 | por Alex Teixeira

Olá pessoal! Vou tentar aqui, compartilhar um pouco da experiência que tive em diversas situações como fotógrafo. Começaremos então por um evento social bem comum no dia-a-dia das pessoas: uma festa de aniversário. Esse é o tipo de evento que se divide em alguns tópicos: Festas infantis, 15 anos, aniversários de casamento, entre outros. Mesmo assim alguns passos básicos são iguais para todos os tipos descritos acima:

1. Cheque seu equipamento. Quando fizer isso, faça uma lista e cheque novamente, baterias e/ou pilhas tem de ser recarregadas no máximo um dia antes do evento. Veja seu cartão de memória, livre-o de trabalhos antigos, faça back-up em seu note ou PC. Esteja preparado.

2. Converse com o aniversariante antes do evento, procure explicar como trabalha, o modo como se comporta. Caso ele não tenha presenciado você em ação em outra oportunidade, será uma boa hora para que ele tire algumas dúvidas e sugira algo que ele deseje.

3. Se possível, visite o lugar onde acontecerá o evento. Com isso você poderá ter pelo uma noção do espaço. É legal também conhecer de alguma forma o pessoal da decoração, eles servem pra indicar onde geralmente montam a mesa do bolo entre outras surpresas que podem acontecer.


Eu acho que isso é básico em todo e qualquer evento social que você for fazer. Torne esses passos uma rotina, mas de preferência anote na sua check-list para não perder nenhum detalhe.

Aniversários infantis: Esses são o que geralmente tomaram mais energia e disposição. Crianças são eletrizantes, e dependendo da idade, não param em momento algum. Foque no pequeno aniversariante e procure nao perder os detalhes, como brincadeiras e risadas; Em caso de pequenas desavenças entre as crianças (geralmente acontecem em festas com brinquedos a disposição), registre, mas esses momentos pouco vão no álbum. Vale salientar que em caso de crianças de colo, evite ficar o tempo todo em cima dela, seu flash pode assustá-la fazendo com que ela mais chore do que sorria, o que não daria um bom álbum.


Aniversários de 15 Anos: Aqui há uma rotina a ser seguida. Momentos que não podem ser perdidos de forma alguma. É onde a responsabilidade aumenta. A aliança dada pelo pai, a valsa com mesmo, nem é preciso falar claro da hora do sopro na velinha. Adolescentes são um pouco menos agitados e curtem mesmo a balada já perto do final festa; portanto sugira a aniversariante tirar uma foto com os convidados, antes mesmo da valsa se possível, depois todos estarão defasados por conta da balada o que não renderá boas fotos.

Aniversários de casamento: Variam muito de acordo com o gosto de cada casal, e geralmente são os mais tranquilos para se registrarem. Sua parte aqui é ser o mais invisível possível, pois pessoas adultas tem uma tendencia a fugirem de fotos posadas, costumam se sentirem desconfortáveis.

Não esqueça de que em todo o tipo de aniversário, a decoração é um elemento importante para a composição do álbum. Fotos do aniversariante com os pais e parentes mais próximo também não podem faltar.

Em geral, é isso, aniversários não costumam exigir muito de você e podem ser um ótimo complemento de renda, basta saber vender o produto adequado para o cliente certo e você terá sucesso.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!