sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas para fotografar aniversários

Olá pessoal! Vou tentar aqui, compartilhar um pouco da experiência que tive em diversas situações como fotógrafo. Começaremos então por um evento social bem comum no dia-a-dia das pessoas: uma festa de aniversário. Esse é o tipo de evento que se divide em alguns tópicos: Festas infantis, 15 anos, aniversários de casamento, entre outros. Mesmo assim alguns passos básicos são iguais para todos os tipos descritos acima:

1. Cheque seu equipamento. Quando fizer isso, faça uma lista e cheque novamente, baterias e/ou pilhas tem de ser recarregadas no máximo um dia antes do evento. Veja seu cartão de memória, livre-o de trabalhos antigos, faça back-up em seu note ou PC. Esteja preparado.

2. Converse com o aniversariante antes do evento, procure explicar como trabalha, o modo como se comporta. Caso ele não tenha presenciado você em ação em outra oportunidade, será uma boa hora para que ele tire algumas dúvidas e sugira algo que ele deseje.

3. Se possível, visite o lugar onde acontecerá o evento. Com isso você poderá ter pelo uma noção do espaço. É legal também conhecer de alguma forma o pessoal da decoração, eles servem pra indicar onde geralmente montam a mesa do bolo entre outras surpresas que podem acontecer.


Eu acho que isso é básico em todo e qualquer evento social que você for fazer. Torne esses passos uma rotina, mas de preferência anote na sua check-list para não perder nenhum detalhe.

Aniversários infantis: Esses são o que geralmente tomaram mais energia e disposição. Crianças são eletrizantes, e dependendo da idade, não param em momento algum. Foque no pequeno aniversariante e procure nao perder os detalhes, como brincadeiras e risadas; Em caso de pequenas desavenças entre as crianças (geralmente acontecem em festas com brinquedos a disposição), registre, mas esses momentos pouco vão no álbum. Vale salientar que em caso de crianças de colo, evite ficar o tempo todo em cima dela, seu flash pode assustá-la fazendo com que ela mais chore do que sorria, o que não daria um bom álbum.


Aniversários de 15 Anos: Aqui há uma rotina a ser seguida. Momentos que não podem ser perdidos de forma alguma. É onde a responsabilidade aumenta. A aliança dada pelo pai, a valsa com mesmo, nem é preciso falar claro da hora do sopro na velinha. Adolescentes são um pouco menos agitados e curtem mesmo a balada já perto do final festa; portanto sugira a aniversariante tirar uma foto com os convidados, antes mesmo da valsa se possível, depois todos estarão defasados por conta da balada o que não renderá boas fotos.

Aniversários de casamento: Variam muito de acordo com o gosto de cada casal, e geralmente são os mais tranquilos para se registrarem. Sua parte aqui é ser o mais invisível possível, pois pessoas adultas tem uma tendencia a fugirem de fotos posadas, costumam se sentirem desconfortáveis.

Não esqueça de que em todo o tipo de aniversário, a decoração é um elemento importante para a composição do álbum. Fotos do aniversariante com os pais e parentes mais próximo também não podem faltar.

Em geral, é isso, aniversários não costumam exigir muito de você e podem ser um ótimo complemento de renda, basta saber vender o produto adequado para o cliente certo e você terá sucesso.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. Pode tentar fotografar as crianças de longe. para serem mais espontâneas, e se estiver claro, pode tentar sem flash, para elas não saberem que estão sendo fotografadas.

    Já vi criança tentando fazer pose, e ficando péssimo, mas quando pega de surpresa, ou sem saber, ficando legais.

    Festas com muita cerimônia, acredito que seja melhor planejar tudo junto com o pessoal que está organizando a cerimônia.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil