sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dúvida do leitor: Erro 20 na Canon T1i

maio 11, 2012 | por Cid Costa Neto

O leitor Edílson, de São Paulo, enviou através da nossa página no Facebook uma dúvida sobre um problema em seu equipamento Canon:

"Pessoal tudo bem? Estou com um problema na minha câmera e resolvi recorrer a vocês. Tenho uma Canon EOS T1i e hoje quando liguei apareceu a seguinte mensagem: 'Err 20'. Pede para religar mas volta no mesmo erro. Agradeço a atenção."

Olá Edílson, o Erro 20 tem sido comum nas câmeras Canon e pode se referir a algum tipo de problema no espelho, obturador ou mecanismo de abertura (mais provável). Esse código de erro não especifica onde é o problema exato, mas aponta para uma causa mecânica ao invés de eletrônica.

O manual da sua câmera recomenda que você a desligue, retire a bateria e coloque novamente para todos os avisos a partir do Erro 10. Mas como pode se tratar de algo mecânico, como dito acima, é pouco provável que isso resolva algo. Persistindo o problema, o mais indicado é levá-la a uma autorizada para manutenção. Caso ainda esteja na garantia, o reparo deverá ser gratuito.

Em Outubro do ano passado, o designer canadense Kevin Hardy publicou em seu blog uma postagem relatando o mesmo problema com a sua Canon T1i, com apenas 1 ano de uso.

Canon EOS T1i com mensagem de erro. / Foto: Kevin Hardy


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com