quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dúvida do leitor: Foco automático na Canon 60D

O leitor Jayme, do Rio de Janeiro, está com problemas em utilizar o foco automático da sua câmera e resolveu pedir nosso auxílio. Como tenho percebido que essa é uma dúvida relativamente comum entre alguns fotógrafos iniciantes (e também outros nem tão iniciantes) achei que seria importante publicar essa questão: 
"Olá Pessoal, recentemente adquiri uma Canon 60D, e tenho gostado muito da camera, mas o que tem me incomodado é o auto foco dela, você dá o meio click e ele não consegue fixar no objeto o que por varias vezes não me deixa registrar aquilo que pretendo, então sou obrigado a colocar o foco em manual e fazer o registro. Acredito que não seja defeito pois verifiquei o mesmo problema na camera de uma amiga. Alguma dica?"
Olá Jayme. Primeiramente, é preciso entender que o sistema eletrônico responsável pelo autofoco (AF) está na sua objetiva e não da sua câmera. Repare que as objetivas Canon atuais possuem a sigla EF, que significa "Electro-Focus". Elas possuem um motor eletrônico embutido em seu interior, que controla essa função. Cada modelo, no entanto, possui uma configuração diferente e portanto algumas são mais rápidas que outras na hora de focar.

Outro aspecto importante que você deve observar é qual o modo de foco o sistema da sua câmera está trabalhando. A Canon 60D possui três modos de focagem automática (Modo AF): "One-shot", "Al Focus" e "Al Servo". Procure no manual de instruções a respeito do funcionamento de cada um deles e certifique-se de que está usando o modo mais adequado para suas fotos.

Pontos AF
A Canon 60D trabalha com nove pontos focais diferentes (Pontos AF). O sistema de autofoco permite trabalhar com a seleção desses pontos de forma automática ou pontual, onde você pode seleccionar manualmente o ponto AF adequado. A seleção automática nem sempre vai priorizar aquilo que você quer, portanto, utilizar a seleção pontual é o modo mais indicado. Dessa maneira, você pode definir a área do objeto que deve estar em foco.

É importante observar também que os sistemas de autofoco possuem algumas limitações e encontram dificuldade em focar determinadas situações:
  • Motivos com um contraste muito baixo 
  • Motivos muito mal iluminados
  • Motivos extremamente reflectores ou em contraluz
  • Motivos próximos e distantes cobertos por um ponto AF
  • Padrões repetidos

Espero ter ajudado. Abraço!


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Muito bom, simples e objetiva a explicação.

    ResponderExcluir
  2. tenho maquina Canon e ta me apresentar uma mensagem que diz problem of focum , turn off and turn on again~.o que tera acontecido com a maquina .peco ajuda

    ResponderExcluir
  3. tenho uma maquina de Foto Canon testa me apresentar uma mensagem : problem of focum e turn off and turn on again mas quando faco isso tira de novioa mesma mensagem .peco ajuda o que tera acontecido coma maquina,.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil