sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entenda as mensagens de erro das câmeras Canon

maio 18, 2012 | por Resumo Fotográfico

Na semana passada, publicamos na seção Duvida do leitor, uma postagem relacionada ao Erro 20 na câmera Canon EOS Rebel T1i de um leitor. Como os manuais das câmeras não exemplificam muito bem o que pode estar acontecendo em muitos casos - e temos percebido que existem muitos tópicos na internet com dúvidas relacionadas as mensagens de erro das câmeras SLR da Canon - resolvemos publicar algumas informações extraídas do site Canon Digital Learning Center, que explicam o que pode acontecer em cada caso.

As câmeras SLR digitais da série EOS exibem uma série de códigos de erro possíveis, dependendo da natureza do problema detectado. Há algum tempo, esses códigos eram bastante genéricos. Os modelos EOS mais recentes, como a EOS 7D, Rebel T1i, e os modelos posteriores, expandiram os códigos possíveis que podem ser exibidos no monitor LCD.

Possíveis códigos de erro em câmeras SLR EOS 
  • Err 01: Erro de comunicação entre a objetiva e o corpo da câmera - A comunicação entre a câmera e a lente está sofrendo algum tipo de interferência, que pode ser um problema dentro da própria lente, no corpo da câmera, ou algo tão simples como uma impressão digital borrada nos contatos de montagem da objetiva.
  • Err 02: Erro no cartão - Há um problema com a comunicação entre a câmara e o cartão de memória (de novo,pode estar dentro da câmara, ou o cartão), ou a câmara detectou um erro diferente de algum tipo com o cartão.
  • Err 04: Cartão cheio - A câmera detecta que não há espaço disponível para armazenamento de imagens no cartão de memória. Isso pode ser uma simples questão de o cartão literalmente atingir a sua capacidade ou talvez algum tipo de erro de cartão onde o espaço não está sendo visto como disponível pela câmara.
  • Err 05: Obstrução do flash embutido - A câmera detecta que o flash embutido não alcançou sua posição normal e está interrompendo a operação até que a obstrução ao flash seja resolvida ou o flash seja empurrado de volta para sua posição OFF. Esta mensagem de erro não aparecerá em câmeras como a EOS 5D série, que não têm flash embutido.
  • Err 06: Mau funcionamento na auto-limpeza do sensor -A seqüência de eventos durante o processo de auto-limpeza não está sendo detectado como concluída.
  • Err 10: Mau funcionamento do Arquivo - Algum tipo de erro nos arquivos escritos (ou que estariam sendo escritos) no cartão de memória foi detectado.
  • Err 20: Avaria mecânica - Algum tipo de problema no espelho, obturador ou mecanismo de abertura (mais provável). Esse código de erro não especifica onde é o problema exato, mas aponta para uma causa mecânica ao invés de eletrônica.
  • Err 30: Mau funcionamento do obturador - Ao contrário de erro 20, este aponta para algum tipo de problema com o obturador, que pode ser um problema mecânico ou algum tipo de erro de comunicação eletrônica.
  • Err 40: Avaria na fonte de alimentação - Um erro interno na obtenção de energia da bateria em uma parte da câmara foi detectada. Provavelmente, não é uma simples bateria fraca, embora, naturalmente, um erro de bateria é uma possibilidade.
  • Err 50: Avaria de controle eletrônico - Ao contrário de erro 20, que aponta para algo mecânico, ente reporta ao fotógrafo que algum tipo de erro eletrônico ou interferência com a comunicação interna está ocorrendo. Não é especificado, no entanto, qual pode ser a fonte exata do mau funcionamento.
  • Err 70: Mau funcionamento da Imagem - Algo relacionado com os dados que estão sendo capturados e/ou escritos no cartão de memória é detectado como sendo problemático, de alguma forma. Isso pode não ser um simples erro no cartão de memória, embora, essa possibilidade não possa ser descartada.
  • Err 80: Controle eletrônico ou mau funcionamento de imagem
  • Err 99: Um mau funcionamento do sistema foi detectado - Para os fotógrafos que trabalham com câmeras EOS que foram lançadas antes de 2007 (como a EOS 5D original, a XT Rebel XTi, EOS 20D e assim por diante), esse código indica um erro não-específico. A câmera detectou algum tipo de perturbação interna ou erro, que não se relaciona aos códigos 01 a 06 acima. Duas câmeras EOS diferentes do mesmo modelo, no entanto, podem relatar "Error 99" sem significar que tenham o mesmo problema.

O que fazer se encontrar um código de erro?

Primeiro, lembre-se que o problema pode ser simples, apenas um soluço momentâneo na seqüência de operações internas da câmera. Se você remover a bateria da câmera por alguns segundos e então reinstalá-la, estará fazendo um "re-boot" na câmera - bem como reiniciar o computador que bloqueou por qualquer motivo. Um simples re-boot é muitas vezes tudo o que precisa para seu computador voltar a funcionar, às vezes pode restaurar a ordem e bom funcionamento de uma câmera SLR.

Mas isso nem sempre funciona. Após reinserir a bateria, a câmera pode continuar a exibir a mensagem de erro ou pode voltar a aparecer depois que você tenta disparar uma ou duas fotos. Uma vez que os códigos de erro apontam para algumas áreas específicas, isto pode ser útil para pelo menos tentar isolar onde está o problema.

Nos casos em que os códigos de erro apontam um problema com algo que você anexa ou instala na câmera - um cartão de memória ou de uma objetiva, por exemplo - tente remover esse item e simplesmente reinstalá-lo e depois ver se a câmera opera normalmente. Se não, tente removê-lo e instalar um outro cartão ou objetiva.

Às vezes, apesar de seus melhores esforços, a mensagem de erro simplesmente mantém a câmara de operação, e nenhuma quantidade de lente ou cartão decomutação vai trazer de volta à operação normal. Ou, a câmera pode parecer para voltar ao normal por um tempo, mas a mesma mensagem de erro pode retornar uma ou mais vezes. Se este for o caso, a câmara terá de ser examinado por um técnico qualificado. Pode ser prudente enviar o corpo com a mesma lente e cartão que estavam em uso quando o código de erro apareceu inicialmente, uma vez que podem ser uma possível fonte do problema.

Anote o código de erro informado no monitor LCD e entre em contato com a autorizada Canon de sua região para obter informações específicas sobre onde enviar a câmera para exame. Ela deve ser enviada com uma fotocópia do um recibo, para cobertura da garantia.

Fonte: Canon Digital Learning Center
Publicado em: