terça-feira, 19 de junho de 2012

Adaptadores para objetivas de outros sistemas

junho 19, 2012 | por Rodrigo Jordy

Muitas vezes acontece de encontrarmos alguma objetiva que nos enche os olhos, que nos chama a atenção porém, muitas vezes não serve para a câmera que temos devido à infinidade de baionetas diferentes existentes. Uma solução seria adquirir a câmera que contenha a baioneta correspondente àquela objetiva mas isso custaria caro, então, outra alternativa pode ser usar um adaptador que possa fazer a ponte entre cãmera e objetiva de sistemas diferentes.

Canon T1i usando uma objetiva Helios 58mm f/2.0 de rosca (M42) com adaptador
É mais do que normal que, nestes casos, algumas funções fiquem desabilitadas devido ao sistema eletrônico diferente dos sistemas que não conseguem se comunicar entre si mas vale muito a pena quando podemos fazer como eu que, por exemplo, uso uma objetiva de rosca (M42) em uma reflex digital Canon. Algumas funções ficam desabilitadas mas tenho a possibilidade de usar uma objetiva de alta qualidade que me custou bem barato (objetiva + adaptador não me custaram mais do que 70 reais).
Leica M9 e adaptador para baioneta Nikon
Existe uma fabricante, a Novoflex, que fabrica e comercializa vários tipos de adaptadores e uma grande parte dos sistemas foram contemplados: Canon EOS, Canon FD, Nikon, 4/3, Micro 4/3, Leica M, Fuji X-Pro, Nikon 1, Sony NEX, Samsung NX e até o Pentax Q, entre outros. Mas não há adaptadores de todos os sistemas para todas as lentes, há algumas restrições técnicas que não podem ser reparadas mas a variedade é imensa, mesmo assim. Acessem o site Novoflex Finder Adapter para conhecerem as adaptações possíveis.