quinta-feira, 28 de junho de 2012

Correia: Um detalhe importante

junho 28, 2012 | por Resumo Fotográfico

A correia da câmera é um acessório importante e que por muitas vezes para desapercebido pelos fotógrafos. Para evitar uma má escolha neste sentido, que pode custar muito mais caro do que uma correia de boa qualidade, citamos aqui algumas dicas publicadas pelo Fotografia D para fazer a melhor escolha desse item indispensável.

Rocky Cameras/Reprodução
As que vêm incluídas: Elas precisam de vários recursos que as profissionais oferecem (algumas estéticas, outras realmente funcionais). Sua principal característica é o logotipo da marca da câmera. Isso pode ser muito inconveniente se queremos que - nós ou nossos equipamentos - passemos despercebidos. A segunda desvantagem é que essas cintas geralmente não se encaixam muito bem no ombro, deslizando suavemente ao apoiar-se sobre fibras artificiais, especialmente quando se utiliza lentes pesadas. O couro falso localizado no lado do pescoço geralmente não é eficaz para evitar o escorregamento.


TechPatio/Reprodução
Acolchoadas de neoprene: Proporcionam conforto pois são suaves, grossas e um pouco elásticas. Mas alguns reclamam que são desconfortáveis quando se acelera o passo, gerando um ligeiro rebote da câmera que acaba forçando o pescoço  mais que o necessário. Assim, sua boa aderência torna recomendada para uso ocasional, especialmente quando se trata de uma DSLR pesada.


Type Desk/Reprodução
Deslizante: Resolve dois problemas em uma única etapa: deslizamento e velocidade para levar a câmera ao olho. De qualquer forma, é preferível optar por marcas de qualidade para garantir a sua eficácia. Outra vantagem é que se você usá-la cruzada, o peso é distribuído melhor e ganha-se na segurança sem marcar a roupa. Isto é porque quando elevar a câmara, ela vai deslizar através da correia em vez de deslizar a alça através da roupa. Há uma variedade de modelos que se ajustam ao tamanho de cada câmara, mas seu valor justifica a sua utilização no caso de você precisar de algo profissional.



Rei.com/Reprodução
Com grip: São semelhantes às que vêm com as câmeras, mas com anti-derrapante em um lado do forro. O que vai definir a sua eficácia é a qualidade do revestimento, que deverá fornecer aderência mesmo quando se usa casacos de tecidos sintéticos, normalmente escorregadias - especialmente se pendurar mais de uma câmera. De qualquer forma, há sempre a possibilidade de utilizá-las cruzadas.


Bananafoto/Reprodução
Da moda: Se o estilo é muito importante para você, você pode transferi-lo para o seu cinto - embora a maioria deles sejam fabricados por empresas não relacionadas à fotografia ou câmeras. A questão novamente se reduz à qualidade dos materiais utilizados, de modo que a sua eficácia pode variar. Mas, em geral são mais apropriados para uso ocasional, o que é confirmado pelo fato de que praticamente nenhum fotógrafo profissional consagrado recorre a esta opção. Obviamente preferem sacrificar o estilo a segurança e funcionalidade, mas, obviamente, nem todo mundo precisa deste nível como um profissional.


Slamxhype/Reprodução
De couro: Ideal para aqueles que preferem algo confiável, clássico, durabilidade comprovada e conforto. Porém, não são muitas as grandes empresas que fabricam, são mais fáceis de encontrar em empresas de manufatura manual de pequeno porte. Obviamente, o custo é proporcional aos benefícios, por isso também essa opção é recomendada para uso profissional.


GonkDroid/Reprodução
Caseiras: Muitas das correias de melhor qualidade são feitas à mão, por isso não podemos descartar essa opção. Você pode escolher a qualidade da montagem e dos materiais e tem total controle sobre eles. Criatividade e da facilidade de trabalho manual desempenham papeis importantes, levando a ideias engenhosas com vários materiais. No ano passado o blog PetaPixel publicou um tutorial para fazer uma correia com cordas de nylon.

Fonte: Fotografia D (parte 1), (parte 2)