domingo, 3 de junho de 2012

Nu no Louvre por Juergen Teller

junho 03, 2012 | por Natália Nunes


A Mona Lisa, a pintura mais famosa do mundo, fica em exposição no Museu do Louvre, em Paris, onde é encontrada com seu título oficial: Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo (por isso também é conhecida como A Gioconda). 

Em 2009, o fotógrafo alemão Juergen Teller levou duas modelos ao Louvre para um ensaio de nu, sendo que uma delas é a atriz Charlotte Rampling, na época com 63 anos. A outra mulher que posou é a modelo brasileira Raquel Zimmermann. O ensaio mostra as mulheres nuas perto das obras de arte, sem nenhum incremento na composição ou na expressão corporal, pelo contrário, as poses são monótonas. A nudez é crua e deslocada dentro do contexto, impressões aumentadas pelo uso constante do flash. 

A imagem mais interessante do ensaio, intitulado de "Paradis XVIII", é a que as duas mulheres posam perto do quadro da Mona Lisa. Apesar de nuas, a postura das duas diante da câmera, talvez pelo olhar frontal, transmite um ar de "foto de turista", o que deixa a imagem extremamente contrastante: as duas mulheres despidas, despojadas e ao fundo a Gioconda recatada e contida em seus trajes sóbrios. É quase uma ironia.